Seleção Brasileira

Pela primeira vez, Brasil abre Eliminatórias da Copa do Mundo como mandante

Foto: Reprodução/CBF
— Continua depois da publicidade —

O Brasil começa a lutar por uma vaga na Copa do Mundo de 2022 nesta sexta-feira, contra a Bolívia. A partida será disputada na Neo Química Arena, em São Paulo, o que marca uma curiosidade na história da Seleção Brasileira: esta será a primeira vez que a equipe inicia sua campanha jogando em casa.

O adversário mais comum do Brasil nestes confrontos é a Colômbia. A Seleção enfrentou Los Cafeteros em cinco oportunidades, com duas vitórias e três empates. Apesar da Amarelinha vencer a maioria de suas estreias, o placar que mais se repetiu foi um empate: em quatro vezes, o Brasil ficou no 0 a 0 no começo das Eliminatórias.

– Todo grande jogador quer essa responsabilidade, seja na seleção ou no clube. Sabemos que só somos cobrados por aquilo que podemos apresentar. Se tiver pressão a gente tem que estar preparado. Jogador de seleção tem que estar vivendo sempre sob esse tipo de pressão – disse o atacante Everton.

Rival desta sexta-feira, a Bolívia encontrou o Brasil uma vez na abertura das Eliminatórias. Foi em 1985, na luta por uma vaga na Copa do Mundo do México, no ano seguinte. A Seleção venceu por 2 a 0 em La Paz. A única derrota sofrida pelo Brasil foi no começo das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia. Em 2015, o Brasil perdeu para o Chile por 2 a 0, em Santiago.

O torneio classificatório para a Copa do Mundo é disputado como sistema de qualificação desde o Mundial de 1934. Apenas na Copa de 1930 as vagas não foram definidas desta forma: os países foram convidados para participar do torneio inaugural.

Retrospecto da Seleção Brasileira em estreias nas Eliminatórias

Jogos: 12
Vitórias: 6
Empates: 5
Derrotas: 1
Maior vitória: Venezuela 0 x 4 Brasil (1989)
Gols marcados: 14
Gols sofridos: 5

Clique para comentar

Deixe uma resposta

As últimas

To Top