Pepe, zagueiro brasileiro naturalizado português anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria do futebol aos 41 anos. Durante sua carreira, defendeu clubes como: Porto, Real Madrid e o Besiktas. Além disso, defendeu a seleção portuguesa durante 17 anos e foi campeão da Eurocopa de 2016. O defensor divulgou sua decisão de se despedir dos gramados por meio de suas redes sociais.
Nascido em Maceió, Képler Laveran Lima Ferreira, que no futebol ficou conhecido como Pepe, começou sua carreira no Corinthians-AL, mas se profissionalizou pelo Marítimo no ano de 2001. Três anos depois, foi para o Porto onde teve muito destaque e foi negociado com o Real Madrid em 2007. Durante este período, se naturalizou português e passou a jogar por Portugal.
Após uma década conquistando todos os títulos possíveis nos Merengues, o defensor se transferiu ao Besiktas. Em 2019, voltou para o Porto, quando se tornou capitão dos Dragões e conquistou oito títulos. No final da última temporada, o defensor não renovou seu contrato após André Vilas-Boas assumir a presidência do clube. Neste período, ele recebeu sondagens de clubes sauditas para seguir atuando, mas optou em pendurar as chuteiras.
Já pela seleção portuguesa, disputou 141 jogos e marcou oito jogos. Além disso, se tornou o terceiro jogador com mais jogos na história de Portugal e conquistou dois títulos.