O Botafogo enfrentou o Pachuca na última quarta-feira (11), em partida válida pelas quartas de final da Copa Intercontinental com a derrota pelo placar de 3 a 0 para o clube mexicano, o time carioca encerrou oficialmente a temporada de 2024, sendo o ano mais vitorioso da história do Alvinegro (sendo campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro). O jogo marcou a despedida de alguns jogadores.
Após o confronto o zagueiro Alexander Barboza comentou sobre o clima de despedida no vestiário do time.
— Muitos jogadores não vão continuar aqui, então fica o agradecimento a eles. — disse Barboza em entrevista pós jogo.
O elenco Alvinegro passará por reformulação em 2025, já que muitos jogadores irão sair visando enxugar a folha salarial e liberar os jogadores que estão em fim de contrato e tem um salário considerado alto.
Jogadores que devem deixar o Botafogo
Thiago Almada – Peça importantíssima no setor ofensivo do Botafogo na temporada, o meia argentino confirmou após a partida contra o Pachuca que não ficará no time carioca e irá para o Lyon em 2025, cumprindo a cláusula prevista no contrato.
Adryelson – O zagueiro chegou por empréstimo no meio do ano e com o contrato chegando ao fim no dia 31/12/2024, vai retornar ao Lyon.
Eduardo – O meia até foi procurado pela diretoria alvinegra para buscar um acordo pela renovação, mas o atleta não aceitou reduzir o salário e também vai sair do clube ao fim do contrato (que se encerra dia 31/12/2024)
Tchê Tchê – O jogador de 32 anos também não terá seu contrato renovado e vai deixar o time, mas pode continuar atuando no Rio de Janeiro, já que o Vasco tem interesse na contratação do volante.
Fernando Marçal – O lateral-esquerdo também não terá o contrato renovado.
Óscar Romero – O atacante paraguaio também não terá o contrato renovado.
Pablo – O zagueiro ficou fora de toda a temporada por conta de lesão e já foi até liberado pelo Alvinegro, volta ao Flamengo em 2025.
Gatito Fernández – O goleiro paraguaio já deixou claro que quer ficar no Alvinegro e pode ter seu contrato renovado.
Jeffinho – Com futuro ainda incerto, o atacante brasileiro deve permanecer no Glorioso em 2025, em breve terá uma definição.
Danilo Barbosa – Mesmo com contrato até fim de 2025, o volante recebeu uma proposta do Santos, que pretende contar com o jogador já na pré-temporada e negocia com o Botafogo uma liberação imediata.