Mais Esportes

Perugia vira sobre Trentino e conquista Mundial de Clubes

FOTO: Divulgação/FIVB

Favorito para vencer a competição e sem ter perdido nenhuma partida na temporada, o Sir Safety Perugia venceu o rival italiano Itas Trentino por 3 sets a 1, parciais de 20 a 25, 25 a 23, 27 a 25 e 25 a 19 e conquistou pela primeira vez o título do Mundial de Clubes de Vôlei. A terceira colocação ficou com o brasileiro Sada Cruzeiro.

PRIMEIRO SET DO TRENTINO

O maior campeão mundial de clubes atualmente, o Trentino, entrou em quadra sem responsabilidades e sem o peso do favoritismo. E foi assim que conseguiu abrir vantangem no primeiro set. Com o levantador Sbertoli acionando muito o meio de rede, especialmente com o sérvio Podrascanin, deixava o bloqueio do Perugia perdido. E, com o bloqueio quebrado, a virada de bola do Trentino funcionava muito bem.

Pelo lado do Perugia, o ponteiro polonês Semeniuk não começou bem a partida e foi substituído pelo ucraniano Plotnytsyi e o oposto Kamil Rychlick também não fez uma boa parcial. Com isso, o Trentino fechou a parcial com tranquilidade por 20 a 25.

SANGUE LATINO MUDA O PERUGIA

No segundo set, a entrada do oposto cubano Herrera no lugar de Rychlick mudou o panorama no jogo. Não apenas por estar em melhores condições que oposto luxemburguês na virada de bola mas na questão do ânimo do time. Herrera contagiou os companheiros e conquistou uma boa parte da torcida presente no Divino Braga.

A partir daí, o time comandado pelo italiano Andrea Anastasi mostrou porque era o grande favorito ao título e porque não perdeu nenhuma partida na temporada até aqui. Com muita agressividade no saque, tirava o passe da mão de Sbertoli, que não usava mais o meio como gostaria.

O jovem ponteiro Michieletto ainda mantinha o Trentino no jogo, com a sua virada de bola eficiente e sempre com boas passagens no saque, mas não foi o suficiente para fazer frente ao rival italiano que fechou a segunda parcial por 25 a 23.

TERCEIRO SET EQUILIBRADO, LEON FAZ A DIFERENÇA

Mesmo depois da entrada de Herrera, o time do Trentino não desistiu da partida. Contando com boas passagens de Michieletto e Kaziyski no saque, complicava o passe do Perugia e tornava a virada de bola mais previsível. Mas, mesmo com ajustes feitos, o Trentino não conseguiu evitar a derrota na parcial que seria a mais equilibrada da partida: 27 a 25 no terceiro set.

O quarto set começou com muito domínio do Perugia, que ia se extendendo até a reta final do set. Mas, em passagem mágica de Michieletto pelo saque, o Trentino mostrou que ainda estava na partida e que não desistiria fácil. Foi ai que entrou em ação Wilfredo Leon. O ponteiro polonês não tinha feito a diferença no saque, até essa passagem.

Leon anotou três aces seguidos, fazendo com que a vantagem do Perugia voltasse a ser de cinco pontos e dando a tranquilidade que o time precisava para fechar o jogo, em um ponto do central brasileiro Flávio e se tornar pela primeira vez em sua história, campeão mundial de clubes.

TERCEIRO LUGAR, SELEÇÃO DO CAMPEONATO

O terceiro lugar foi conquistado pelo tetracampeão mundial, Sada Cruzeiro, que venceu o Itambé Minas, também de virada, por 3 sets a 1. A seleção do campeonato ficou assim: O levantador Gianelli do Perugia, o oposto Kaziyski, o central Podrascanin e o ponteiro Michieletto do Trentino, o ponteiro Leon e o central Flávio, também do perugia e o líbero Lukinha, do Sada Cruzeiro. O MVP do campeonato ficou com o italiano Simone Gianelli.

O Sir Safety Perugia conquistou o seu primeiro título. O maior campeão é o Trentino com cinco conquistas, seguido do Sada Cruzeiro, com quatro títulos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo