O meia Philippe Coutinho, de 32 anos, foi anunciando oficialmente pelo Vasco da Gama nesta quarta-feira (10). O jogador chega por empréstimo de um ano, junto ao Aston Villa (ING), com prioridade de compra do Cruzmaltino.
Coutinho atuou pela última vez em 18 de maio, vestindo a camisa do Al-Duhail, do Catar. Ele poderá ser inscrito em competições no Brasil ainda nesta semana e vestirá a camisa 11 no Gigante da Colina.
Para fechar o retorno ao clube que o revelou, o atleta concordou com uma redução salarial. Valores não foram divulgados. Uma das exigências, no entanto, foi a contratação dos companheiros Souza e Alex Teixeira, também revelados pelo Vasco, que ainda não foram anunciados. Os três são amigos desde as categorias de base e chegam à equipe sem custos de transferência.
Aos 16 anos, Coutinho foi vendido à Inter de Milão antes mesmo de estrear no time profissional. Pelo Gigante da Colina, o jogador fez parte da campanha de acesso e título da Série B, em 2009. Em 43 partidas disputadas, contribuiu com cinco gols e uma assistência. O meia viveu uma grande fase no Liverpool, entre 2013 e 2018, onde se consolidou como um dos principais craques da Premier League.
Contratado por 135 milhões de euros pelo Barcelona, em 2018, conquistou quatro títulos nacionais pelos catalães e encerrou sua passagem quatro anos depois. Vestiu a camisa do Bayern de Munique por uma temporada emprestado pelo Barça, quando venceu a UEFA Champions League, em 2020. O jogador ainda tem dois anos restantes de contrato com o Aston Villa.
Segundo o portal Atenção, Vascaínos!, tanto Philippe Coutinho quanto Souza e Alex Teixeira devem estrear apenas a partir do fim de julho, possivelmente na partida contra o Cuiabá. Embora não haja data confirmada, o jogo deve acontecer no próximo dia 25, em São Januário. Nesta quarta-feira, o Cruzmaltino recebe o Corinthians pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.