Um surfista tricampeão mundial e um ídolo nos gramados têm a prática como aliada para prevenção de lesões e equilíbrio.
O atacante Ricardo Oliveira é apontado como um dos grandes artilheiros do futebol brasileiro na década passada. Gabriel Medina, surfista tricampeão mundial, colocou o país nos holofotes graças ao talento com a prancha. Ambos têm em comum a prática do pilates como grande aliado em suas trajetórias.
Ídolo de clubes como São Paulo e Santos, Ricardo Oliveira era conhecido por sua excelente finalização, capacidade de posicionamento e por ser um atacante versátil, capaz de atuar tanto dentro da área quanto em jogadas mais elaboradas fora dela.
Para chegar aos mais de 300 gols na carreira, incluindo em times como Milan e Betis, o paulista sempre apostou na parte física. Atualmente com 44 anos, Ricardo Oliveira mantém boa forma mesclando o pós-carreira com cursos de especialização para ser dirigente esportivo, palestras e muito treinamento físico.
Convidado pela Inspira Pilates para participar da 25ª edição da IHRSA neste mês de agosto, Ricardo Oliveira vê que os atletas estão inspirando as pessoas a praticar atividades físicas, incluindo a técnica do pilates.
Ricardo Oliveira recorda que o Atlético Mineiro adotou no C.T. do clube em Minas Gerais o uso das técnicas do pilates para acelerar a recuperação dos jogadores. Atualmente, os principais centros de treinamento e reabilitação do país contam com aparelhos e profissionais.
“Eu acho que existe uma conscientização, por parte de todos os públicos, que é importantíssimo a gente investir hoje no nosso corpo. O pilates tem tudo a ver com futebol”. disse o ex-jogador, que completou: “No Galo era obrigatório passar por lá para fazer algum tipo de treino, de prevenção e de cuidado para depois a gente ir para campo.”
Já Gabriel Medina costuma compartilhar nas redes sociais a prática do pilates e seus benefícios para manter o equilíbrio na prancha e alcançar a performance esportiva desejada.
IHRSA Fitness Brasil 2024
A 25ª edição do maior evento de educação, networking, negócios e entretenimento do mercado fitness na América Latina ocorreu agora em agosto. ”Desde as academias de low cost, capitaneadas, puxadas pela Smart, a gente tornou um pouquinho mais democrático na questão financeira para as pessoas treinarem. Essa diversidade de modelos de negócio é fundamental e aí isso incluiu o Pilates”, contou o CEO da IHRSA Fitness Brasil, Gustavo Almeida.
”Nós entendemos que o mercado de pilates não está tão maduro quanto o mercado de academias, então a gente já enxerga a tendência e por isso nós vemos com o nosso grande diferencial que é a democratização do pilates”, explicou Édipo Rocha, CEO da Inspira Pilates.