A quinta-feira (10) segue movimentada mundo afora no que envolve a Copa do Mundo. A dez dias de seu início, mais seleções começam a divulgar quais jogadores irão representar os países classificados para a disputa do principal torneio de futebol do mundo entre os próximos dias 20 de novembro e 18 de dezembro. O técnico Czesław Michniewicz foi o responsável por informar quais serão os 26 atletas da Polônia para a disputa do certame.
A convocação se baseou no que veio trabalhado ao longo dos últimos quatro anos, ainda que Michniewicz tenha assumido o comando da seleção apenas no início deste ano de 2022, em substituição a Paulo Sousa, que veio treinar o Flamengo. Como ocorreu nas últimas participações polonesas na Copa, as referências técnicas são bem conhecidas, como o goleiro Wojciech Szczęsny, o zagueiro Kamil Glik, o volante Grzegorz Krychowiak e o atacante Robert Lewandowski.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok.
Nas Eliminatórias Europeias, a Polônia teve que manter o alto nível até o final para ter chances de garantir vaga na Copa. A seleção ficou no Grupo I, ao lado da Inglaterra, da Hungria, da Albânia, de Andorra e de San Marino. Em dez jogos, foram seis vitórias, dois empates e duas derrotas, com a segunda colocação da chave, atrás apenas dos ingleses. Com isso, foi à repescagem. Não enfrentou a Rússia porque o país foi banido das competições devido aos conflitos na Ucrânia e venceu a Suécia para garantir a nona participação no Mundial.
Na Copa do Mundo, a Polônia está no Grupo C, ao lado da Argentina, do México e da Arábia Saudita. Sua estreia será na terça-feira (22), às 13 horas, contra os mexicanos, no Estádio 974. Em seguida, vai enfrentar os sauditas no Education City Stadium às 10h do sábado (26), enquanto o encerramento da fase de grupos será diante dos argentinos às 16h da quarta-feira (30), novamente no Estádio 974.
Lista de convocados
Goleiros – Wojciech Szczęsny (Juventus/ITA), Łukasz Skorupski (Bologna/ITA) e Bartłomiej Drągowski (Spezia/ITA).
Defensores – Kamil Glik (Benevento/ITA), Bartosz Bereszyński (Sampdoria/ITA), Jan Bednarek (Aston Villa/ING), Artur Jędrzejczyk (Legia Varsóvia/POL), Matty Cash (Aston Villa/ING), Nicola Zalewski (Roma/ITA), Jakub Kiwior (Spezia/ITA) e Robert Gumny (Augsburg/ALE) e Mateusz Wieteska (Clermont/FRA).
Meio-campistas – Grzegorz Krychowiak (Al-Shabab/SAU), Kamil Grosicki (Pogoń Szczecin/POL), Piotr Zieliński (Napoli/ITA), Przemysław Frankowski (Lens/FRA), Sebastian Szymański (Feyenoord/NED), Damian Szymański (AEK Atenas/GRE), Szymon Żurkowski (Fiorentina/ITA), Krystian Bielik (Birmingham/ING), Jakub Kamiński (Wolfsburg/ALE) e Michał Śkoraś (Lech Poznań/POL).
Atacantes – Robert Lewandowski (Barcelona/ESP), Arkadiusz Milik (Juventus/ITA), Krzysztof Piątek (Salernitana/ITA) e Karol Świderski (Charlotte/EUA).
Técnico – Czesław Michniewicz.