A Ponte Preta foi citada em um trabalho escolar nesta semana de novembro. O time campineiro foi pauta de debate entre alunos e professores da Emefei/EJA Dr. João Alves dos Santos, localizada na região da Vila Boa Vista, em Campinas, trazendo discussões sobre racismo estrutural e violência.
+ Para saber tudo sobre a Ponte Preta siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
A temática, exposta pelos professores Milton Araújo e Amauri Freitas com alunos e alunas do 7º ano, originou-se após uma roda de leitura particular realizada no início de 2022. Sendo assim, os profissionais observaram a importância de fazer o tema recorrente entre as conversas.
— Desde então, um percurso didático-pedagógico foi trilhado a fim de debater e buscar respostas com relação ao racismo, o preconceito e as violências — explicou Milton.
Ao desenvolver práticas com o estudo de crônicas esportivas, a Macaca, mascote do clube, foi usada para análise e compreensão de todos os âmbitos que envolvem o futebol e o racismo. O objetivo principal dos educadores é, mais que a própria alfabetização, desenvolver cidadãos críticos.
— Com essa pesquisa entendemos que muitas situações vivenciadas pelos estudantes no seu cotidiano são marcadas por violações dos direitos humanos. Além disso, os estudos contribuíram para o desenvolvimento da escrita e da oralidade e das vozes estudantis — afirmou Amauri.
Nesta sexta-feira (11), os envolvidos no projeto realizaram uma visita ao Estádio Moisés Lucarelli como parte de um trabalho interno de pesquisa usado para observar e apontar problemas sociais que os jovens enfrentam no dia a dia, bem como traçar estratégias para superar dificuldades do racismo.
CONSCIÊNCIA NEGRA
A Ponte prepara uma semana de ações voltadas para o dia da consciência negra, com a participação especial do ex-goleiro Aranha, além da publicação de reportagens contando histórias de lutas, vitórias e algumas das conquistas de atletas negros que vestiram a camisa alvinegra. Confira a programação completa montada pelo clube.
Com informações da Ponte Preta