Futebol

Por onde anda Jorge Wagner, craque da era de ouro do São Paulo?

Foto: Reprodução/Instagram @jwagner07

Os anos de 2006, 2007 e 2008 foram simplesmente inesquecíveis para o torcedor são paulino. Naquele período, o Tricolor Paulista foi nada mais nada menos do que três vezes seguidas campeão do Brasileirão. E um dos craques do segundo e terceiro título consecutivo do São Paulo foi o meia Jorge Wagner.

O torcedor são paulino definitivamente não se esquece daquele vitorioso elenco com Hernanes, Jorge Wagner, Richarlyson e Dagoberto – o qual permaneceu unido até 2010. No entanto, desses quatro nomes citados, talvez o de Wagner seja o que menos chamou a atenção desde que deixou o Tricolor.

Mas, afinal de contas, por onde anda Jorge Wagner, craque da era de ouro do São Paulo?

O início da carreira de Jorge Wagner

Apesar de ser conhecido principalmente pela sua passagem vitoriosa pelo Tricolor Paulista, Jorge Wagner rodou por muitos clubes do Brasil. O meia foi revelado pelo Bahia em 1996, seguindo no clube até meados dos anos 2000, mas sem grande destaque.

Em 2001 ele foi vendido pelo Cruzeiro, onde permaneceu por duas temporadas. Àquela altura, ele já se destacava como um jogador habilidoso e inteligente, a ponto de chamar a atenção do Lokomotiv de Moscou, em 2003. A passagem pela Rússia, no entanto, foi curta e longe de ser das melhores.

Jorge Wagner disputou apenas 5 jogos no seu primeiro ano com o Lokomotiv. Ainda em 2003, foi surpreendentemente emprestado para o Corinthians, onde fez uma ótima temporada. Já em 2004, mais 5 partidas pelo clube russo e o fim do contrato na Europa. O meia estava retornando para o Brasil.

Jorge Wagner retorna ao Brasil

Em 2005, depois de ter seu contrato encerrado com o Lokomotiv, Jorge Wagner voltou a jogar no Brasil pelo Internacional. O atleta fez uma boa primeira temporada pelo Colorado, com 14 gols em 50 partidas, sendo um dos titulares na equipe. Na temporada seguinte, atuou cerca de 20 jogos com o clube Gaúcho e logo foi vendido para o Betis, da Espanha.

A segunda passagem pela Europa novamente não deu certo. Não à toa Jorge Wagner chegou a disputar apenas 12 jogos com a camisa do Real Betis, sem marcar nenhum gol. Ao que tudo indicava, o destino do jogador era mesmo o Brasil – e assim foi feito.

Encontrou no São Paulo a melhor fase da sua carreira

Foi em 2007, quando contratado pelo São Paulo, que Jorge Wagner encontrou o melhor momento da sua carreira. No Tricolor Paulista ele não apenas foi titular absoluto como também um dos protagonistas da conquista do Campeonato Brasileiro de 2007 e 2008.

Ao todo, foram mais de 200 partidas vestindo a camisa do Tricolor, peça importantíssima para a equipe entre 2007 e 2010. No entanto, depois de quatro anos, ele deixou o clube paulista e foi para o Japão. Depois disso, Jorge Wagner nunca voltou a repetir o auge dos seus anos em São Paulo.

Por onde anda Jorge Wagner?

Desde que saiu do São Paulo, Jorge Wagner passou por Kashiwa Reysol e Kashima Antlers, do Japão; Botafogo, Vitória e Fluminense de Feira, da Bahia. Ele voltou para a sua cidade natal para encerrar a sua carreira, em 2017.

Atualmente, Jorge Wagner está aposentado e longe dos principais gramados do Brasil – mas não necessariamente do futebol. Ele é agente intermediário cadastrado pela CBF e possui uma agência de jogadores.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo