Futebol

Por suspeita de manipulação de resultados, Federação Boliviana de Futebol anula o Campeonato Nacional

Foto: Divulgação / FBF

A medida extrema de terminar com a competição se dá pelos últimos casos de corrupção no futebol

Foto: Divulgação / FBF

A Federação Boliviana de Futebol por meio do Conselho da Divisão Profissional, decidiu anular o Campeonato Boliviano por suspeitas de manipulações de resultados envolvendo jogadores, arbitragem e dirigentes de clubes.

A medida extrema de terminar com a competição se dá pelos últimos casos de corrupção no futebol e a continuação de ‘suspeita’ sobre outros aspectos desse assunto. Com os acontecimentos recentes, o presidente do clube Vaca Díez, pediu licença do cargo, por suposto envolvimento nos casos de manipulação. E ainda, Jenny Montaño, presidente do Independiente Petrolero, afirmou que quatro jogadores do seu clube estão envolvidos nos esquemas de corrupção.

Ainda, os clubes que disputam a competição, pediram que três membros da Comissão de Arbitragem do Campeonato Boliviano, fossem ‘mandados embora de suas funções’. Alejandro Mancilla, Wilson Estrada e Juan Carlos Cardozo são acusados de serem cúmplices nos casos de manipulação.

O Presidente da FBF, Fernando Costa falou a votação do Conselho, que teve a decisão de anular o Campeonato.

– O Conselho Superior da Divisão Profissional, com 14 votos a favor, uma abstenção e dois votos contra, decidiu anular os torneios com gestão em 2023, portanto os campeonatos ficam anulados – declarou o presidente da FBF.

E ainda disse:

– Se encontraram sérios indícios de que houve vício. Isso tem a condição de levar para consulta na Conmebol. Foram expostas todas as consequências, se debateu em todas as instâncias, se levou ao conhecimentos dos tribunais esportivos e do Ministério Público da Bolívia – ressaltou Fernando Costa.

Com isso, Fernando vai entrar em contato com a Conmebol, para saber sobre a possibilidade de realizar um curto Campeonato, para poder definir rebaixamentos e campeões.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo