Copa do Mundo Feminina - Austrália & Nova Zelândia 2023

Portugal e Estados Unidos se enfrentam em partida decisiva pelo Grupo E

Estados Unidos são as maiores campeãs da Copa do Mundo

Na liderança do grupo, Estados Unidos precisam apenas de um empate para avançar de fase

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Portugal e Estados Unidos se enfrentam na madrugada desta terça-feira, às 4h, no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia. A partida é válida pela terceira e última rodada do Grupo E, que também conta com Vietnã e Holanda. Após dois jogos, Portugal e Estados Unidos somam três e quatro pontos, respectivamente. A partida é uma decisão para ambas equipes, que precisam somar pontos para garantirem um lugar nas oitavas. Segunda força do grupo, a Holanda enfrenta a fraca seleção do Vietnã, que já está eliminada. As holandesas já estão com um pé nas oitavas, o que alimenta ainda mais tensão para a partida entre as norte-americanas e portuguesas.

+Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook.

COMO CHEGAM AS EQUIPES

PORTUGAL
Na primeira Copa do Mundo de sua história, a seleção portuguesa chega ao confronto precisando da vitória para avançar às oitavas de final. Após serem superadas pela Holanda na primeira rodada, as portuguesas venceram o Vietnã na partida seguinte e mantiveram as esperanças de uma classificação para o mata-mata, mas para isso precisarão superar um tabu.

Nos dez confrontos entre as equipes, Portugal perdeu todas as disputas e não marcou nenhum gol. A última partida foi 2021, em amistoso, derrota por 1 a 0. A equipe é majoritariamente composta por jogadores da liga doméstica de Portugal, com destaque para Francisca Nazareth, meio-campista do Benfica, de apenas 20 anos. Ela marcou 15 gols temporada passada e marcou o segundo gol na vitória contra o Vietnã

ESTADOS UNIDOS
Amplas favoritas para o confronto, os Estados Unidos buscam o terceiro título seguido da Copa do Mundo. As norte-americanas chegam na terceira rodada precisando de apenas um empate para chegar as oitavas. Após vencer sem muito o esforço o Vietnã na primeira rodada, a seleção americana empatou com a Holanda no segundo jogo, em reedição da final da Copa do Mundo de 2019.

Em um processo de transição de gerações, os Estados Unidos apostam no entrosamento de jogadoras experientes e a nova safra de talentos. Destaque para Sophia Smith, eleita MVP da NWSL (National Women’s Soccer League) e que já marcou dois gols nesta Copa do Mundo.

Os olhos também se voltam para a capitã Lindsey Horan, jogadora do Lyon, da França e a única jogadora do elenco que atua fora dos Estados Unidos. Atenção também para Alex Morgan e Megan Rapinoe, que podem mudar o jogo. Rapinoe está vindo do banco e é encarada como a arma secreta da equipe. Expectativa de vitória para as norte-americanas.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

PORTUGAL

Inês Pereira; Borges, Carole Costa e Ana Seiça; Lúcia Alves, Jacinto, Tatiana e Marchão; Nazateth; Jéssica Silva e Telma Encarnação. Técnico: Francisco Neto

ESTADOS UNIDOS

Naeher; Fox, Ertz, Girma e Dunn; Demelo, Sullivan e Horan; Rodman, Smith e Morgan. Técnico: Vlatko Andonovski.

+Saiba tudo sobre a Copa do Mundo Feminina

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo