Futebol Internacional

Cristiano Ronaldo faz dois em noite de recorde e Portugal goleia Liechtenstein nas Eliminatórias da Euro

Foto: Octavio Passos/Getty Images

Nesta quinta-feira (23), a seleção de Portugal abriu sua participação nas Eliminatórias da Euro 2024 com goleada de 4 a 0 sobre Liechtenstein.

No primeiro tempo, João Cancelo garantiu a vantagem parcial e o goleiro Buchel evitou um placar mais elástico da seleção portuguesa contra os visitantes.

Mas a equipe comandada por Roberto Martínez deslanchou no segundo tempo com Bernardo Silva e dois gols de Cristiano Ronaldo.

Portugal teve ótima exibição na estreia de Martínez

Em seu primeiro jogo oficial no comando técnico da seleção de Portugal, Roberto Martínez fez seis mudanças na escalação em relação ao último jogo de Fernando Santos na Copa do Mundo. Cristiano Ronaldo voltou à equipe titular, com Cancelo, Pereira, Inacio e Palinha ganhando novas oportunidades.

Do outro lado do confronto, Paritsch fez quatro mudanças em relação ao duelo amistoso contra Gibraltar. Sandro Wolfinger, Frommelt, Wieser e Gassne foram acionados na equipe titular.

Como esperado, a seleção de Portugal estabeleceu um amplo domínio desde o apito inicial diante de um adversário tecnicamente limitado. Pressionando o adversário, a seleção portuguesa precisou de apenas oito minutos para abrir o placar.

Após cobrança de escanteio, Buchel afastou mal a bola e Cancelo aproveitou para chutar rasteiro de fora da área e vencer o goleiro adversário, mesmo que o goleiro tenha resvalado a mão da bola em determinado momento.

Aos 22′, Cristiano Ronaldo teve a sua primeira chance real de gol após mais um cruzamento perfeito de João Cancelo no meio da grande área, mas a cabeçada do artilheiro acabou saindo por cima do gol. Na sequência, CR7 apareceu desmarcado para acertar um voleio, errando novamente o alvo.

Em mais uma oportunidade, João Felix rolou na medida para CR7 girar no meio antes de chutar firme e Buchel espalmar. Bernardo Silva recuperou e chutou na rede pelo lado de fora. Depois, foi a vez de Bruno Fernandes experimentar de fora da área e ver a bola passar ao lado da trave em jogo aéreo.

Antes do intervalo, Portugal chegou com uma jogada bem trabalhada de forma coletiva, uma das maiores reclamações do trabalho de Fernando Santos. João Félix cortou para dentro pela esquerda e escorou para Palinha buscar na entrada da área. No entanto, Buchel fez boa defesa e evitou o chute rasteiro.

Cristiano Ronaldo deu show no segundo tempo

Liechtenstein conseguiu resistir à forte pressão portuguesa no primeiro tempo ao sofrer apenas um gol, mas Portugal precisou de apenas dois minutos para ampliar a vantagem na etapa complementar.

Bruno Fernandes movimentou a bola pelo lado direito e achou João Cancelo com espaço, buscando cruzamento rasteiro na primeira trave. Wieser fez o corte parcial, mas Bernardo Silva recuperou a bola perdida e chutou direto, vencendo o goleiro adversário que estava com a visão obstruída.

Três minutos depois, João Cancelo tabelou com Bruno Fernandes e chegou na área com muito espaço, sendo derrubado por Hofer em pênalti claro assinalado pelo árbitro. Cristiano Ronaldo bateu no canto esquerdo e marcou em seu 197ª partida com Portugal, se tornando o jogador com mais jogos oficiais na história do futebol de seleções.

Aos 11′, Bruno Fernandes rolou no lado direito para Bernardo Silva fazer a infiltração na grande área. Buchel tentou evitar a finalização, mas Silva conseguiu chutar rasteiro e viu a bola passar muito perto do gol.

Mas o dono do espetáculo era mesmo Cristiano Ronaldo. Aos 18′, o artilheiro chegou ao seu segundo gol acertando o ângulo após o movimento da bola “enganar” o goleiro Buchel, que nada pôde fazer para evitar o tento.

Na reta final, o goleiro de Liechenstein conseguiu se redimir com uma sequência de grandes defesas. Em bola escorada para Palinha, Buchel caiu rapidamente e evitou o gol.

Posteriormente, após cobrança de escanteio, Rafael Leão subiu firme e Dias cabeceou, parando no goleiro. Na sequência, Inacio tentou surpreender de primeira, mas o goleiro de Liechtenstein salvou novamente. Antes do apito final, Buchel evitou o gol de Cancelo, fechando sua boa participação.

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 4-0 LIECHTENSTEIN

Data: 23/03/2023, 16:45
Estádio: José Alvalade
Competição: Eliminatórias da Euro 2024  – 1ª Rodada (Grupo J)

Gols: 1T 8′ João Cancelo (POR); 2T 2′ Bernardo Silva (POR); 2T 6′ Cristiano Ronaldo (POR); 2T 18′ Cristiano Ronaldo (POR)

Substituições – POR: Rúben Neves (Danilo Pereira); Rafael Leão (João Félix); Gonçalo Ramos (Cristiano Ronaldo); Vitinha (Bernardo Silva); João Mário (Bruno Fernandes)

Substituições – LIE: S.Luchinger (A.Malin); F.Wolfinger (L.Meier); J.Lorenz (P.Gabner); N.Beck (A.Sele); S.Yildiz (S.Wolfinger)

Portugal (5-3-2): Rui Patricio; Joao Cancelo, Danilo Pereira, Ruben Dias, Goncalo Inacio, Raphael Guerreiro; Bruno Fernandes, Joao Palhinha, Bernardo Silva; Cristiano Ronaldo, Joao Felix.. Técnico: Roberto Martínez

Liechtenstein (5-3-2): Benjamin Buchel; Sandro Wolfinger, Andreas Malin, Lars Traber, Jens Hofer, Livio Meier; Noah Frommelt, Sandro Wieser, Nicolas Hasler; Philipp Gassner, Aron Sele. Técnico: Martin Stocklasa

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo