Copa do Brasil
Portuguesa-RJ bate o Sampaio Corrêa e se classifica para a terceira fase da Copa do Brasil
— Continua depois da publicidade —
Na tarde desta terça-feira (15), a Portuguesa-RJ recebeu o Sampaio Corrêa no Estádio Luso-Brasileiro, em partida valida pela segunda rodada da Copa do Brasil. Em partida que foi aberta durante a maior parte do tempo, a Lusa bateu a Bolívia Querida pelo placar de 2×0, se classificando para a próxima fase da competição nacional. Leandro Amaro e Patrick fizeram os gols.
LEIA TAMBÉM:
PRIMEIRO TEMPO
Toda a primeira etapa seguiu da mesma forma, com tanto Sampaio quanto Portuguesa tendo uma dificuldade grande na criação de jogadas. Praticamente todas as oportunidades de bola parada se convertiam em lançamentos para a área adversária, com as equipes se aproveitando muito desse recurso, ainda que sem muito sucesso.
Aos 10 minutos, Miller quase abre o placar pela Portuguesa-RJ pela esquerda, finalizando no lado direito da meta de Luiz Daniel. Já aos 13 minutos, foi a vez do Sampaio de agredir, com Eloir mandando a bola pela direita de Carlão, em chute despretensioso após passe de Pará.
O jogo seguia pesado, com nenhuma das equipes conseguindo se aproximar da área adversária com a bola no pé. Lançamentos longos passaram a ser muito utilizados, principalmente pela equipe carioca. O Sampaio Corrêa tinha mais posse de bola, porém de maneira passiva, sem conseguir agredir e preso no campo de defesa. Já a Portuguesa-RJ se fechava e apostava em contra-ataques, de forma igualmente ineficaz.
Muito desse cenário era resultado da eficiente marcação-pressão do Sampaio, que não deixava a Lusa respirar, impedindo que os cariocas mantivessem a posse. Porém, mesmo com os maranhenses sendo mais organizados, as principais chances do jogo eram da Portuguesa-RJ. Aos 29 minutos, Pirambu conseguiu finalizar duas vezes: Primeiro pela esquerda, mandando a bola pelo lado direito de Luiz Daniel, e em seguida se aproveitando de um erro na saída de bola da Bolívia Querida, mandando a bola por cima do gol.
Após essas duas boas chances, o jogo passou a ser mais equilibrado, com a Lusa mantendo mais a posse de bola e equiparando suas ações a dos maranhenses. Porém, nada disso fez com que o placar se alterasse nos primeiros 45 minutos.
SEGUNDO TEMPO
Praticamente não houve nenhuma mudança na postura dos times para a etapa complementar, sendo somente uma continuação do que foi visto no primeiro tempo. De positivo, unicamente o fato de que ambos os times passaram a melhorar suas ações com a bola no pé.
As duas primeiras chances do segundo tempo foram do Sampaio: Aos 8 minutos, Nilson Junior lança a bola pela frente do gol, mas nenhum jogador da Bolívia Querida consegue chegar para finalizar. Já aos 9 minutos, Renatinho finaliza bem após jogada individual. A Lusa devolve aos 21 minutos, em boa jogada de João Paulo, que termina com Raphael Carioca perdendo grande chance de abrir o placar.
Após uma interrupção da partida devido a problemas na iluminação do estádio, as equipes voltaram mais agressivas e o jogo melhorou bastante. Ambos chegavam com qualidade, ainda que pecassem na hora de finalizar. O time do Sampaio Corrêa, principalmente, cresceu bastante com as substituições feitas no segundo tempo, sendo melhor até aquele momento.
Porém, a Portuguesa da Ilha fazia uma partida mortal. Já havia esboçado o 1×0 após grande jogada individual de Watson, que pecou na hora do cruzamento, e abriu de vez o placar aos 34 minutos, quando o interminável Leandro Amaro mandou a bola para as redes após cobrança de escanteio. Atrás no placar e contra o relógio, o Sampaio começava a se desesperar e investir em um ataque frenético para empatar a partida.
O empate quase chegou aos 41, com Matheusinho perdendo um gol feito que mudaria os rumos da partida. Se aproveitando do espaço gerado pela ofensiva dos maranhenses, a Lusa ampliou o placar aos 49, com Patrick marcando em um contra-ataque que já vinha se ensaiando. O 2×0 no placar matou a partida, enterrando de vez as esperanças da Bolívia Querida.
SITUAÇÃO NO CAMPEONATO
Com a classificação de hoje, a Portuguesa-RJ espera o sorteio da terceira fase da Copa do Brasil, que acontecerá no próximo dia 28, para descobrir qual será seu adversário. Já o Sampaio Corrêa vê sua participação encerrada precocemente, em um confronto no qual era favorito.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
A Portuguesa-RJ retorna a campo no próximo sábado (19) às 15h30, onde vai até o Estádio do Trabalhador enfrentar o Resende, jogo de ida das semifinais da Taça Rio. Já o Sampaio Corrêa volta suas atenções para a Copa do Nordeste, onde receberá o Botafogo-PB também no sábado (19), em partida marcada para às 17h45, pela 8ª rodada da fase de grupos do Nordestão.