O judoca da Argélia Fethi Nourine desistiu de participar dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, devido ao sorteio indicar um possível confronto na segunda fase, com o israelense Tohar Butbul, pela categoria até 73 kg.
Amar Ben Yekhlef, técnico de Fethi Nourine, confirmou a desistência do judoca, revelando que a decisão foi tomada em conjunto. O treinador explicou que a Argélia, um país árabe e de maioria islâmica, se recusa a ter relações com Israel, em apoio à Palestina.
Para saber tudo sobre os Jogos Olímpicos, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram!
— Nós não tivemos sorte com o sorteio. O judoca Fethi Nourine caiu frente a um adversário israelense e esse é o motivo de sua desistência da competição. Tomamos a decisão certa — avaliou Amar Ben Yekhlef.
A desistência do argelino classificou automaticamente o judoca Mohamed Abdalarasool, do Sudão, que vai enfrentar na segunda fase da categoria até 73 kg, o israelense Tohar Butbul. Eduardo Barbosa representa o Brasil nesta categoria. O judô conta com outros 12 brasileiros nos Jogos Olímpicos.
Outros casos
Fethi Nourine já tinha desistido de participar do Campeonato Mundial de Judô, em 2019, justamente para não enfrentar o israelense Tohar Butbul. Já nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o judoca egípcio Islam El Shehaby não cumprimentou o israelense Or Sasson após perder a luta por ippon.