Futebol Internacional

Premier League deve voltar com regra de cinco substituições

Foto: Catherine Ivill/Getty Images

Dentre os principais campeonatos de clubes do mundo, a Premier League é a única que já não adota mais a regra de cinco alterações por equipe. A medida foi tomada durante o período de retorno do futebol, ainda na pandemia, para diminuir o impacto físico sobre os jogadores, que ficaram inativos durante algum tempo. No entanto, de acordo com o jornal britânico “The Times”, existe a possibilidade de as cinco substituições voltarem a ser perminitidas.

Durante a atual temporada, o técnico Jurgen Klopp, do Liverpool, chegou a reclamar por não poder mexer em sua equipe mais vezes. A manifestação do treinador alemão foi aprovada por outros técnicos da liga como Pep Guardiola, do Manchester City, e Thomas Tuchel, do Chelsea.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O principal argumento utilizado por Klopp é o fato de as principais equipes inglesas disputarem muitos jogos durante a temporada. Além de competições continentais, como a Liga dos Campeões, as equipes ficam envolvidas na Premier League, Copa da Liga Inglesa e Copa da Inglaterra. Com o calendário bastante apertado e pouco tempo para descanso, há um temor no sentido de lesões dos jogadores.

Apesar das indicações de Klopp, as equipes que costumam disputar posições inferiores na tabela se mostram contrárias à volta das cinco alterações. De acordo com eles, esse tipo de regra favorece aos clubes que possuem um elenco mais qualificado e melhores opções para os treinadores. As cinco mudanças com a entrada de jogadores de qualidade e descansados, pode definir uma partida em favor do time melhor.

Certo é que, ao que tudo indica, a Premier League já se prepara visando a retomada da regra das cinco substituições a partir da próxima temporada. A mudança será novamente proposta e votada em assembleia geral. Caso a maioria decida de maneira positiva, a principal liga do futebol inglês voltará a permitir cinco alterações por jogo em cada equipe.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo