Todo grande jogo requer uma grande preparação, ou não. Talvez, essa ideia de mudança de planos ou até mesmo reforço na preparação não seja uma tônica na preparação física para grandes partidas. Thiago Vegette, preparador físico da Ponte Preta, conversou com a nossa equipe e detalhou sobre a preparação para um confronto como o do próximo domingo, entre Ponte Preta e Guarani, pela Série B, em Campinas.
Para o Dérbi de número 208, a Ponte Preta não fará mudanças mirabolantes no que diz respeito a preparação física, a única coisa que se acrescenta, segundo o preparador físico é um cuidado maior com o descanso.
– A preparação física em si não muda, pelo menos na minha visão. O jeito que eu conduzo trabalho, a gente não altera em nada o que já havia sido planejado. A única coisa que se acrescenta, vamos dizer assim, é um cuidado maior com a recuperação dos atletas e o controle de desgaste nas sessões de treino. Por quê? Por se tratar de um jogo muito grande, o desgaste mental dos atletas é acentuado comparado com outros jogos. Isso é um fator que a gente não consegue medir – explicou.
Além dos treinos de apronto, a preparação ocorre durante toda a semana. Com o elenco da Macaca não é diferente, Thiago Vegette ressaltou o trabalho feito no decorrer dos dias visando o confronto.
– Tudo o que foi feito semana após semana, já foi pensando nesse jogo, já sabíamos que esse jogo aconteceria nesta data. Então, já foi feito tudo de maneira programada e organizada previamente. Então, a gente não tem nenhuma mudança drástica por conta disso – disse.
Apesar de não responder diretamente a reportagem, o Bugre também não deve fazer mudanças no plano físico para a partida. Pelo contrário, o trabalho deve ser seguido a risca para manter o padrão que se tem entregado. Portanto, ambas as equipes devem seguir os planos macros planejados para a temporada e o único cuidado maior será o descanso.