O preparador físico Tiago Franco falou sobre a trajetória do trabalho feito com o volante Diego Pituca e o retorno à Série A com o Santos na temporada de 2024.
O profissional revelou que conheceu o jogador em 2022 através de conhecidos em comum, com a intenção de ajudar o atleta na parte física
– Esse projeto começou no segundo trimestre de 2022, quando Pituca ainda estava no Japão (Kashima Antlers). Foi indicado pelo Itha que é amigo pessoal e agente, e o Adalberto, também amigo pessoal e agente com a ideia de melhorar o desempenho, parte física e buscar ao máximo prevenir lesões, já que o futebol japonês é bastante físico, já pensando na próxima temporada que ainda seria no Japão.
O preparador explicou de forma detalhada como funciona a gestão de performance.
– Em resumo, busco alinhar os pilares fundamentais para se obter êxito no esporte, que são:
Treinamento, nutrição, recuperação, mindset e o controle da parte fisiológica e respostas advindas da rotina de treinamento e a parte social.
O Diego é monitorado 24 horas por dia, até mesmo quando está dormindo. É necessário saber se o sono está sendo suficiente e tendo a qualidade necessária para promover recuperação e reparação de todo o sistema. Para isso, utilizamos a tecnologia a nosso favor” – revelou.
Franco revelou como é o comportamento no extra campo de Pituca e a relação com o atleta.
” Sim, temos uma boa relação quanto a isso, pois o atleta se desenvolve não somente no momento em que está aprimorando sua parte física e técnica, mas sim o que ela faz além das quatro linhas. Ele é um atleta de verdade, não rebate as orientações mas busca entendê-las, e ao meu ver é fundamental para a aderência do atleta para que o desempenho possa acontecer dentro de campo.” – disse.
O entrevistado fez elogios ao meia santista que sobre o cuidado e o profissionalismo.
“Como disse, o Diego é um excelente profissional, dentro e fora de campo, ele busca se desenvolver como atleta e pessoa, todos os dias, e essa regularidade, sem lesões e tendo ótimo desempenho nas partidas é justamente esse, ter organização dos pilares e um projeto de médio e longo prazo.”
Tiago Franco, atualmente mora na Turquia e trabalha com o atleta Markao, do Kocaelispor, da Turquia.
O meia Diego Pituca fez 53 partidas, com cinco gols e três assistências. Além disso, ajudou o Peixe o chegar na final do Campeonato Paulista e conquistar o título da Série B e o acesso para a elite do futebol brasileiro.