Palmeiras

Presentes e decepções do Palmeiras em 2022: Navarro e López não empolgam, mas Endrick desponta

Palmeiras 2022
Fotos: Cesar Greco/Palmeiras

O ano de 2022 foi histórico para o Palmeiras em vários sentidos, com títulos e recordes. Pela segunda vez em três anos, por exemplo, conquistou a Tríplice Coroa – Recopa Sul-americana (inédito), Paulistão e Brasileirão. A Libertadores não veio, mas inúmeras marcas foram superadas e o time ainda ficou próximo de ser campeão do mundo, diante do Chelsea (ING).

Porém, as contratações para esta temporada acabaram não empolgando a torcida e tiveram pouco destaque, enquanto outros jogadores se consolidaram e uma joia específica teve ascensão meteórica. Agora, neste sábado (24), véspera de Natal, o Esporte News Mundo recorda os presentes e as decepções que a torcida teve neste ano no elenco alviverde.

Presentes

Murilo: a única contratação que despontou foi o zagueiro e, neste caso, foi um meteoro neste ano. Vindo do Lokomotiv Moscou sem muita badalação, o jovem revelado no Cruzeiro em 2018 começou o ano bem e ainda aproveitou uma lesão de Luan para virar titular absoluto até o final do ano. Começou jogando todos os jogos decisivos e ainda foi eleito o melhor zagueiro do Brasileirão, ao lado do colega Gustavo Gómez. Único deslize foi a expulsão tola na semifinal da Libertadores, que acabou custando a eliminação.

Rony: já titular e de bem com a torcida, o atacante viveu sua temporada mais artilheira da carreira, virando centroavante de vez, e ainda marcando dois golaços de bicicleta – um deles, o gol mais bonito do Brasileirão, feito no lendário estádio do Maracanã. No total, foram 23 bolas na rede e cinco assistências, tornando-se o artilheiro do time em 2022. Foi a primeira vez desde Gabriel Jesus em 2016 que um jogador alviverde marcou mais de 20 gols.

Zé Rafael: autor de gols na final do Paulistão e na Recopa Sul-americana (este, de falta) foi o grande motor do meio-campo da equipe e se manteve como titular absoluto junto de Danilo. Foram sete gols e quatro assistências, sendo vice-líder em desarmes e em ações defensivas em 2022. Com o gol de falta na Recopa, foi o responsável por quebrar um tabu de mais de 62 anos sem gols neste quesito em finais oficiais.

Gustavo Scarpa: na ausência de Raphael Veiga, que se lesionou algumas vezes no ano, foi o craque da equipe, participando de praticamente todas as jogadas e gols. Foi eleito o melhor jogador do Brasileirão, sendo o maior garçom do torneio de pontos corridos. Foi o jogador do Palmeiras com mais participações em gols, mais assistências e mais finalizações certas na temporada.

Endrick: uma das joias da base, teve um ano meteórico e ganhou tudo tanto no sub-20 como sub-17. Foi eleito o melhor jogador da Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde deu show e foi o grande destaque do inédito título do Palmeiras. No final do ano, foi alçado ao time titular e conseguiu fazer boas partidas, marcando três gols em partidas decisivas do título brasileiro.

Decepções

Rafael Navarro: contratado para brigar para ser o titular do comando de ataque, pouco se destacou e fez algumas partidas muito ruins, ficando sempre atrás de Rony na posição e ainda forçando a diretoria a contratar dois centroavantes no meio do ano. Não deve permanecer em 2023.

+Palmeiras anuncia renovação de contrato de Dudu; veja detalhes

José López: uma das contratações mais cara da história do clube, o argentino chegou com pinta para ser titular e poder ser o grande artilheiro do time. Porém, fez apenas dois gols e foi sempre reserva, após exibições ruins no Brasileirão e na Libertadores, quando perdeu um gol feito na ida da semifinal, na Arena da Baixada.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Wesley: começou bem a temporada, sendo sempre um jogador muito importante para entrar no segundo tempo. Chegou a fazer um dos gols mais bonitos do ano, na goleada de 4 a 0 sobre o Botafogo, em junho, mas depois amargou sempre a reserva e passou até a entrar menos nas partidas. Sempre quando entrava, jogava mal e ainda viu Breno Lopes ter mais destaque em alguns jogos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo