São Paulo

Presidente do São Paulo fala sobre melhora nas finanças do Clube e sobre SAF no futuro

Presidente do São Paulo fala sobre melhora das finanças no Clube e sobre SAF no futuro
Foto: divulgação redes sociais

O Presidente do São Paulo, Julio Casares, deu entrevista exclusiva para a plataforma de streaming do Clube, a SPFC Play, nesta quinta-feira (05) e explicou sobre as finanças de um modo geral. O Clube está a caminho de ter um ano de superávit, mas ainda assim, quer seguir com cuidados no mercado para não dar passos mais largos do que pode.

– Chegamos no São Paulo com uma dívida muito grande com empresários, assumimos a folha de pagamento, uma parte dos tempos de pandemia não foi paga. A pressão no fluxo de caixa muito grande. E 2022 foi um ano desafiador, porque tínhamos que pagar as contas de curto prazo, alongar a dívida e montar um time com jogadores vindos por empréstimo ou com compra parcelada. Como conseguimos retomar a credibilidade, o São Paulo teve condições de negociar jogadores, o agente sabe que o São Paulo vive um momento delicado e aceita parcelar, aceita empréstimos. Estamos em um processo de reconstrução […] Resolvemos o emergencial e ainda temos pendências financeiras. Precisamos ter sinergia entre equilíbrio financeiro e time competitivo, e estamos fazendo isso. Tivemos seis possibilidades de final e chegamos em três. Temos que trabalhar os alicerces principais. A gente não pode chegar aqui e fazer loucura – comentou.

Durante a live, o presidente anunciou a chegada de mais um reforço: o zagueiro Alan Franco. Acima de tudo, Julio pede paciência ao torcedor para que conforme tudo for se organizando, o clube se colocará mais competitivo no cenário nacional.

– Devagar nós vamos atuar novamente no cenário nacional. O São Paulo estava desacostumado, hoje temos transparência e nessa linha vamos fortalecer o time sem arrebentar as finanças. É algo duro, mas necessário. Se tivesse jogado tudo para o futuro, deixaria o clube como recebi – acrescentou.

– O importante é que estamos em um processo de reconstrução. Depois de três anos que o São Paulo teve déficit, estamos caminhando para um superávit, vocês vão ver. Estamos equilibrando as finanças, sanando as dívidas – assegurou.

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

MAIS SOBRE AS FINANÇAS DO SÃO PAULO

O Presidente comentou que não irá publicar balanços trimestrais, uma das promessas que era prevista em campanha para a eleição. Por outro lado, ele assegura que o quanto antes todo o aspecto financeiro do clube será exposto.

– Tem gente que vai analisar o prejuízo e eu vou ter problemas com bancos, investidores. Ele é sazonal. Era um compromisso, mas depois que fui convencido, vi que era um tiro no pé. Você vai mostrar a transparência, mas depois mostra uma grande venda e o lucro vai lá em cima, mas é um número mentiroso. Vamos divulgar o balanço anual no fim de março, começo de abril […] Era um compromisso nosso, mas tem questões de transparência que tem o que fazer e outro não. O balancete é muito importante para trabalhar na sazonalidade do futebol. Imagina que eu faço um balancete em março e por ser sazonal tenho menos venda de jogador, e tenho prejuízo? Depois eu recupero, mas se eu divulgar… – complementou o presidente Julio Casares.

E A SAF?

– O estatuto do São Paulo prevê que o clube deva fazer um estudo. Na nossa gestão, nada que é previsto fica engavetado. Para que não houvesse qualquer prevalência, contratamos a consultoria Alvarez & Marsal, renomada no mundo todo, e estão concluindo esse estudo. A SAF será debatida pelo Conselho, sócios e com toda a comunidade – disse.

– Os primeiros clubes que aderiram à SAF foram por extrema necessidade. O São Paulo quer equilibrar essa parte financeira para que, no futuro, caso haja uma proposta de SAF, o clube valha muito mais, como se fosse bolsa de valores. Quanto o São Paulo valia em 2021, quanto valia em 2022 e quanto vale hoje? Precisamos melhorar nossa postura no balcão de negociação. Pode não ser uma SAF, pode ser um fundo de capitalização no futebol. Isso tudo está sendo estudado – comentou o presidente do São Paulo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo