A cidade de Itabirito (MG) recebeu na última sexta-feira (24) o primeiro dia da primeira etapa da Internacional Estrada Real Chaoyang de ciclismo. O primeiro dia de provas, no Morro do Cristo, foi dedicado às provas de XCC, o short track.
Os atletas tinham que pedalar 20 minutos e mais uma volta. Cada volta tinha 3.8 km. Elas ficaram marcadas por serem muito técnicas e com muitas pedras. Foram 31 categorias, separadas por idade como a infanto-juvenil (de 12 a 14 anos) e Master C1 (50 a 54), bem como por peso, como a peso-pesado. Uma categoria que chamou muita atenção foi a de bike elétrica.
Uma das provas que o público mais vibrou foi a sub-30 que reuniu ciclistas dos 23 aos 30 anos. A Sub-30, por exemplo, terminou com vitória de Vinicius Henrique Costa Lacerda, que deu 7 voltas em 24m24s94, a uma velocidade média de 40.3 km/h.
“É muito bom poder abrir o ano assim, com chave de ouro. As expectativas para 2023 são as melhores possíveis. Estou com uma bike nova também, o que me ajudou bastante na pilotagem. Quero ser campeão brasileiro, após anos batendo na trave, por segundos. Mas vamos nessa porque domingo tem mais, tem XCO “, comentou Vinicius.