Campeonato Brasileiro - Série B

Procuradoria do STJD denuncia Sport, que pode ficar sem Ilha do Retiro e perder ponto; Jogadores do Vasco também podem ser punidos

Publicado em

Foto: Rafael Bandeira / SCR
— Continua depois da publicidade —

A confusão no final da partida entre Sport e Vasco, no último domingo, teve os primeiros desdobramentos jurídicos. Na noite desta segunda-feira, a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva apresentou a denúncia contra o Leão da Ilha, que pode sofrer duras punições pela invasão de campo por parte de um grupo de torcedores. Além de ter o estádio interditado, o time pernambucano também pode jogador de portões fechados e até perder pontos. Por outro lado, o Cruz-Maltino também teve dois jogadores denunciados e ambos podem ser suspensos.

+ Polícia Militar afirma que garantiu segurança para retomada de partida entre Sport e Vasco

A situação mais complicada, é claro, é a do Sport. O time pernambucano foi denunciados nos artigos 205 (Impedir o prosseguimento de partida), 211 (Deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização) e 213 (Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens, invasão de campo e lançamento de objetos). Por cada um dos artigos, o Leão pode ter multas de R$ 100 a R$ 100 mil, além de perder o mando de campo de uma a 10 partidas.

Publicidade

Além disso, pelo Regulamento Geral de Competições da CBF, quando uma partida é interrompida ou suspensa por falta de segurança ou conflitos e distúrbios graves, o clube que deu causa à suspensão da partida, se estiver vencendo ou empatando, será declarado perdedor por 3 a 0. Isto só pode ocorrer após o julgamento do processo correspondente no STJD.

Além das denuncias nos artigos citados, a Procuradoria do STJD também pediu, por liminar, a interdição da Ilha do Retiro e que o Sport mande seus jogos com portões fechados. E, quando for visitante, não terá direito a carga de ingressos.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

Raniel e Luiz Henrique, do Vasco, que foram expulsos na partida, também foram denunciados pela Procuradoria do STJD por supostamente provocarem a torcida do Sport. O árbitro Raphael Claus relatou as provocações na súmula da partida. O atacante foi denunciado no artigo 258-A (Provocar o público durante partida), que prevê suspensão de duas a seis partidas. Já o volante foi enquadrado nos artigos 258 (Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras do CBJD), que prevê suspensão de uma a seis partidas, e o mesmo 258-A de Raniel. Pelos fatos narrados por Claus, a Procuradoria também pediu a suspensão preventiva dos dois jogadores.

Os pedidos de liminar e suspensão preventiva já foram encaminhadas para análise do presidente Otávio Noronha. Já os processos devem entrar na pauta de julgamentos da próxima semana.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile