Protagonista de série do globoplay sobre Jogo do Bicho, a amazona Shanna Garcia retornou à sua rotina de do hipismo e ainda sonha em disputar Jogos Olímpicos. Ela, atualmente, saiu do Rio de Janeiro e está no interior de São Paulo. Em entrevista ao “ge”, a filha de um dos maiores chefes do Jogo do Bicho relatou que busca se reerguer dentro do esporte.
– Saí do Rio [de Janeiro] um pouco, estou tentando voltar minha cabeça toda para o esporte, meus filhos, sair um pouco do problema. A fama é gostosa também – disse antes de complementar.
– Hoje sou amadora, acho que tenho que me dedicar e montar mais para voltar a ser profissional. Mas acho que estou no caminho – disse Shanna, que atendeu o ge por mais de duas horas na hípica onde treina diariamente.
+ Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Shanna acabou se distanciando do esporte por seis anos. Contudo, nos últimos anos, o retorno ao hipismo passou a ser uma terapia para minimizar os problemas pessoais.
– Eu sempre montei cavalos, meu pai sempre comprou cavalos já experientes. Consegui fazer todas as categorias de base, toda essa questão de formação de cavaleiro. Realmente parei por uns seis, sete anos até por causa dos filhos, dos negócios, enfim. E voltei tem dois para três anos. É difícil entrar em forma de novo, é difícil.
– Como um esporte qualquer, você tem que ter toda a dedicação, tem que gostar. Hoje, graças a Deus, a gente tem toda a estrutura e já chega aqui com tudo pronto. Então isso acho que é um ponto positivo. Mas é igual a qualquer esporte, tem que ter dedicação, tem que gostar, tem que se dedicar – disse a amazona e empresária, de 38 anos.
Quando era pequena, Shanna passou por todas as alturas de obstáculos e teve participações em importantes competições. Foi terceira colocada no Brasileiro infantil, vice-campeã da Copa dos Crianças, ambas em 1998, representou o país no Mundial Mirim, em Tóquio, em 1999, foi vice-campeã brasileira por equipes e vice-campeã estadual mirim, ambos em 1999, e ganhou um bronze no Estadual de Amazonas, em 2000.
Shanna é neta de Miro Garcia e filha de Waldomiro Paes Garcia, o Maninho – chamado de “Rei do Rio” e considerado um dos chefes lendários do Jogo do Bicho no passado –, que acabou assassinado em 2004 em crime motivado pelas disputas de pontos entre grupos distintos que controlavam o jogo. Ela ficou conhecida com a repercussão da série documental “Vale o Escrito”, lançada pelo globoplay em 2023.
Além disso, Shanna viu o marido, em 2011, e o irmão, em 2017, serem assassinados em crimes associados ao Jogo do Bicho. Também em 2011, teve a prisão decretada após acusação de participar da morte do tio, em 2009 – ela seria excluída do processo pouco depois. Em 2019, foi vítima de um atentado, sendo baleada no pulso e tórax, mas conseguiu sobreviver.