Automobilismo

Quais países produziram mais campeões mundiais de Fórmula 1?

Foto: Guy Percival/Pixabay/Divulgação

Nas últimas três temporadas de Fórmula 1, o holandês Max Verstappen subiu ao topo do pódio, aumentando a lista de países que produziram campeões mundiais. A Holanda é o 15º país a ter um campeão na categoria. E se você já tem seus palpites para o vencedor da temporada de 2024, saiba mais sobre Codigo bonus rivalo aqui e aproveite para dar os seus palpites.

Dentre todas as nações que já produziram campeões da F1, você sabe quais são as que têm os maiores números de conquistas? Aqui está a lista dos países que alcançaram este feito, quem foram os pilotos e quantos campeonatos venceram.

​1º – Reino Unido (20 títulos)

Lewis Hamilton conquistou sete campeonatos mundiais pelo Reino Unido e Jackie Stewart, levou três. Graham Hill e Jim Clark foram bicampeões mundiais na categoria, enquanto seis pilotos diferentes venceram uma vez a F1: Mike Hawthorn, John Surtees, James Hunt, Nigel Mansell, Damon Hill e Jenson Button.

2º – Alemanha (12 títulos)

Na década de 1990, a Alemanha chegou ao auge da F1 com Michael Schumacher, que conquistou sete títulos mundiais – dois com a Benetton e cinco com a Ferrari. Sebastian Vettel também foi muito bem-sucedido com quatro títulos, enquanto a 12ª vitória foi de Nico Rosberg, na temporada de 2016.

3º – Brasil (8 títulos)

O Brasil começou a sua coleção de vitórias na década de 1970, quando Emerson Fittipaldi levou o título em 1972 e 1974. Na década de 1980, Nelson Piquet subiu ao pódio três vezes. Ayrton Senna foi o último tricampeão brasileiro de F1 (1988, 1990 e 1991).

4º – Argentina (5 títulos)

A estrela da Fórmula 1 na Argentina foi Juan Manuel Fangio. Ele venceu o Campeonato Mundial em 1951 com a Alfa Romeo, em 1954 pilotando a Maserati e depois a Mercedes, em 1955 novamente com a Mercedes, em 1956 com a Ferrari e em 1957 com a Maserati. Graças a ele, a Argentina conquistou cinco títulos, cravando o quarto lugar na lista.

5º lugar – Austrália, Áustria, França e Finlândia (4 títulos)

Dos países que subiram ao pódio quatro vezes, o único a fazer isso com um único piloto foi a França: o mérito é de Alain Prost. O austríaco Niki Lauda ganhou três seguidos e, junto com o título de seu compatriota Jochen Rindt, elevou a Áustria para quatro. Jack Brabham também ganhou três vezes e Alan Jones ganhou o 4º pela Austrália. A Finlândia ganhou quatro campeonatos mundiais com três pilotos diferentes: Mika Hakkinen (duas vezes campeão) e, antes disso, Keke Rosberg e Kimi Raikkonen.

6º lugar – Itália e Holanda (3 títulos)

Em 1950, Giuseppe Farina se tornou o primeiro campeão mundial pela Itália. Dois anos depois, o título da F1 foi para Alberto Ascari, que também venceu o campeonato em 1953. Embora os carros (Alfa Romeo, Ferrari e Maserati) permaneçam no topo, 71 anos depois a Itália ainda tem apenas três títulos. Já a Holanda foi o último país a entrar no ranking graças a Max Verstappen, que venceu os últimos três campeonatos de F1 (2021, 2022, 2023).

7º lugar – Estados Unidos e Espanha (2 títulos)

O americano Phil Hill venceu o Campeonato Mundial com a Ferrari, em 1961. Em 1978, o título foi conquistado por seu compatriota Mario Andretti. As vitórias da Espanha foram mais recentes e conquistadas por Fernando Alonso, que ganhou o título em 2005 e 2006.

8º lugar – Canadá, Nova Zelândia e África do Sul (1 título)

Demmy Hulme conquistou o título pela Nova Zelândia em 1967. Doze anos depois, a Ferrari pilotada por Jody Scheckter fincou a bandeira sul-africana no mapa. Em 1997, Jacques Villeneuve colocou o Canadá no círculo de vencedores.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo