Negócios

Quando e por que foi fundada a Premier League inglesa

Foto: Divulgação.

Resumindo, a Premier League inglesa (EPL) foi fundada em 10 de fevereiro de 1992 para tornar o futebol mais lucrativo. Isso dá ao esporte uma cobertura da mídia nacional e, mais importante ainda, concede receita televisiva para a associação. Seu lucro não só impulsionou a popularidade do futebol entre os patrocinadores, mas também incentivou atletas habilidosos a jogar pela Inglaterra.

Antes da fundação da Premier League inglesa

Três fatores levam à criação da Premier League inglesa. Todos eles podem ser atribuídos à má administração da União das Associações Europeias de Futebol na época. Eles também foram afetados pelo hooliganismo desenfreado dos torcedores esportivos ingleses durante aquele tempo. Aqui estão os três fatores que, em última instância, levaram à criação de uma nova liga:

1.   As autoridades da liga de futebol recusaram as transmissões televisiva

A direção se recusou a aceitar patrocinadores de radiodifusão, especialmente a televisão. Eles argumentaram que os torcedores se recusariam a vir aos estádios se fossem autorizados a transmitir seus jogos pela televisão ao vivo. Como todos sabem agora, a Premier League recebe sua receita de bilhões de euros com a televisão. Entretanto, a associação dependia da venda de ingressos na época e o negócio de transmissão era um campo não testado.

2.   Os estádios eram antigos e perigosos, então foi necessário remodelar

A EFL é antiga. Foi fundada em 1888 e os estádios eram mais antigos do que isso, já que o futebol, em si, foi fundado algumas décadas antes. O hooliganismo acima mencionado e a má administração muitas vezes causaram situações de risco de vida. Alguns deles resultaram em desastres reais que causaram mortes e ferimentos.

Dois exemplos de tais desastres são os catalisadores de um grande revés no futebol inglês. O primeiro é o desastre do Estádio Heysel em um torneio da Liga Europeia. Os espectadores ingleses causaram um tumulto contra os torcedores do time da casa, que causou uma debandada e um colapso estrutural. 39 pessoas morreram e 900 ficaram feridas durante o caos. Os times de futebol ingleses foram banidos indefinidamente das ligas europeias, limitando assim a receita das associações locais.

O outro exemplo é o desastre de Hillsborough, que foi atribuído à má administração. As autoridades maltrataram a multidão que procurava desesperadamente um lugar para assistir aos jogos, mas isso causou uma debandada. As vítimas foram 94 mortes e cerca de 700 feridos. Isso incitou a remodelação dos estádios para que houvesse menos público de cada vez, diminuindo assim a venda de ingressos.

3.   Os atletas de baixa renda foram incentivados a encontrar oportunidades em outros lugares

As vendas de ingressos do novo estádio não são suficientes para sustentar atletas talentosos no futebol inglês. Muitos se mudaram para outros países europeus em busca de uma melhor compensação. Isso desanimou a primeira divisão da EFL, conhecida por ser a melhor de todo o continente.

Toda a primeira divisão deixou a EFL para se juntar à EPL

Uma proposta para a Premier League foi elaborada entre 1990 e 1991 e todos os 22 clubes da primeira divisão da EFL se inscreveram. A ideia era ter um campeonato com sua própria associação de futebol com gestão independente da associação. Assim, ela é denominada The Football Association Premier League Limited. A maioria das pessoas simplesmente a chamam de Premier League ou EPL agora.

A EPL formou uma parceria com a Sky e a BBC, e compartilham direitos de transmissão da liga. Isso rapidamente rendeu à liga uma média de 191 milhões de libras em receitas televisivas entre 1992 e 1997. Hoje, a EPL é conhecida como a maior liga esportiva do mundo com bilhões de euros em receitas anuais de televisão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo