Z - Z Não marcar 3

Quem é Alphonso Davies, o autor do primeiro gol da história do Canadá em Copas do Mundo?

Photo by JEWEL SAMAD/AFP via Getty Images

Em sua segunda participação na Copa do Mundo, a seleção canadense apresentou ao mundo o autor do seu primeiro gol na história do torneio: Alphonso Davies. Com apenas 18 anos, o camisa 19, que atualmente defende o Bayern de Munique, também foi o responsável pelo gol mais rápido do torneio até o momento. 

Davies, no entanto, é um refugiado. Ele nasceu em em Buduburam, em Gana. Quando completou cinco anos, seus pais, Debeah e Victoria Davies, de nacionalidade libéria, decidiram se mudar para o Canadá com os outros cinco filhos, onde foram apoiados  pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), responsável por amparar mais de 80 milhões de pessoas que vivem na mesma situação. 

Alphonso Davies marca o primeiro gol do Canadá em Copas e faz o gol mais rápido da edição de 2022

Já no Canadá, Alphonso Davies entrou no mundo dos esportes, quando mostrou grande habilidade com o futebol. Aos 15 anos, foi selecionado para um time profissional e, no ano seguinte, foi convocado para a seleção. Deste modo, Davies foi naturalizado como cidadão canadense em junho de 2017. 

Davies é embaixador especial de Boa Vontade das Nações Unidas, uma vez que sua história de vida o inspira a dar voz a outras pessoas que também passaram e passam pelo mesmo processo. 

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

“Eu sei o que é ser um refugiado. A minha família teve de deixar tudo para trás na Libéria para encontrar segurança no Gana. A família foi para o Canadá como parte de um programa de ajuda aos refugiados do ACNUR. Muitas vezes pergunto: ‘O que seria de mim se tivesse ficado no campo de refugiados? Acho que não chegaria onde estou hoje’”, disse o jogador quando foi nomeado embaixador. 

GOL MAIS RÁPIDO

Neste domingo (27), Alphonso Davies conquistou o prestígio de ter marcado o gol mais rápido da competição – e único da seleção canadense na partida e na história da sua participação no torneio mundial. O gol saiu no primeiro minuto da partida contra a Croácia. 

Mesmo com a estrela de Davies brilhando, o Canadá foi eliminado da Copa do Catar após a derrota deste domingo. O próximo e último confronto da equipe pela Copa do Mundo acontece na quinta-feira (01), contra o Marrocos. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo