Anunciado nesta última quarta-feira (4), o meia argentino Marcelino Moreno chega por empréstimo até o final do ano, com opção de compra no final do vínculo, ao Coritiba. Para a torcida coxa-branca conhecer melhor seu novo camisa 10 vamos detalhar a carreira do atleta até aqui.
+ Coritiba anuncia a contratação de Marcelino Moreno, do Atlanta United, por empréstimo
Marcelino Moreno nasceu em San Martín, na Argentina, e após passagens por Boca Juniors e pelo Atletico Palmira, ele se transferiu para o Lanús. O meia de 1,71 de altura disputou sua primeira competição pelo Lanús em 2016, ele atuou na Libertadores sub-20 e disputou todos os 4 jogos da sua equipe no torneio, sendo três como titular.
Um ano antes disso, Moreno foi emprestado para o Talleres, porém ele não atuou em nenhum jogo pelo clube e voltou para o Lanús onde iniciou sua carreira no futebol profissional.
No dia 19 de julho de 2016, Marcelino Moreno fez sua estreia profissional pelo Lanús no jogo contra o CSG San Martín, depois disso ele atuou em mais três partidas pelo clube argentino nesta primeira temporada, o meia só foi titular no jogo de estreia, em todos os outros foi reserva.
Na temporada seguinte (16/17), Marcelino Moreno disputou mais partidas, foram 28 no total, sendo 17 deles como titular, porém ainda não balançou as redes, mas contribuiu com três assistências. Ao final desta temporada o meia já era visto como uma das grandes joias do clube e foi titular em mais da metade dos jogos. Nesse segundo ano, Moreno atuou mais como ponta esquerda e ponta direita, algo que ele é capaz de desempenhar.
Na sua terceira temporada (17/18) pelo Lanús, Marcelino Moreno viveu um ano de inconstância, o meia disputou 26 partidas, sendo 24 delas como titular, porém não conseguiu contribuir muito com participações em gols, sendo apenas uma assistência. Entretanto, mesmo com poucos gols e assistências, essa sequência no time titular teria seus positivos no próximo ano.
No seu quarto ano (18/19) pelo Lanús, o argentino começou a deslanchar, essa temporada foi a primeira que o meia passou dos 30 jogos, no total foram 32, sendo todos como titular. Neste ano, Marcelino marcou seus primeiros gols no futebol profissional, na partida contra o Belgrano, pelo Campeonato Argentino, ele marcou um dos gols na vitória por 3 a 1. Ao todo nesta temporada, foram três gols e três assistências, ano mais produtivo do meia pelo Lanús.
Na sua quinta temporada (19/20) pelo Lanús, Moreno disputou apenas 20 jogos e viveu seu melhor futebol com a camisa vinho do clube argentino. Sendo um dos grandes destaques do time, Marcelino marcou três gols e seis assistências. Com esse ótimo futebol demonstrado, o meia foi vendido, por 7 milhões de dólares, para o Atlanta United.
Em cinco anos no Lanús, Marcelino Moreno disputou 112 jogos, marcou seis gols e 13 assistências, sendo um dos destaques da campanha da Libertadores de 2017, onde o time argentino perdeu para o Grêmio na final.
Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Na primeira temporada pelo Atlanta (19/20), Marcelino Moreno disputou apenas seis jogos, mas já chegou jogando um bom futebol, marcando dois gols e uma assistência.
No seu segundo ano (20/21) pelo Atlanta United, Marcelino Moreno viveu seu melhor ano jogando futebol com 36 jogos disputados, sendo 34 como titular, o meia marcou nove gols e seis assistências. Nessa temporada um aspecto diferente dos anos de Lanús foi que o argentino atuou mais pelo meio, tanto como meia atacante e meio central, enquanto na Argentina ele atuava mais pelas pontas.
No seu terceiro e último ano (21/22) pelo Atlanta United, Marcelino Moreno decaiu um pouco, no geral foram 32 jogos disputados, porém apenas 20 como titular, e apenas três gols marcados e seis assistências. Perdendo um pouco de espaço, o argentino teve que voltar a jogar na ponta esquerda em certos momentos, com isso não conseguiu manter o bom futebol da temporada anterior.
No Coritiba, Marcelino Moreno chega com muita moral, uma prova disso é que ele irá desaposentar a camisa 10, que não é usada desde 2019. Podendo jogar tanto pelo meio, como meia atacante ou meio central, e ponta esquerda, o argentino será uma das grandes referências técnicas do time.