Campeonato Brasileiro

Quem é o técnico com mais títulos do Brasileirão?

Foto: Nguyen Thu Hoai/Unsplash/Divulgação

Ao conquistar o Brasileirão de 2022, Abel Ferreira tornou-se o segundo treinador mais vitorioso do Palmeiras, com nove taças. Mas o português do Verdão ainda está distante de ser o técnico com mais títulos no Brasileirão.

Pegando o ranking de vencedores do Brasileirão, Abel Ferreira aparece numa respeitável lista de treinadores com duas taças, que tem Mário Travaglini, Telê Santana, Antônio Lopes, Marcelo Oliveira, Tite, Felipão e Cuca.

Como todo fã de aposta esportiva também curte um ranking, confira abaixo quem são os seis técnicos com mais títulos no Brasileirão e conheça um pouco da carreira de cada um:

Ênio Andrade: três títulos

Com 15 times no currículo como treinador, Ênio Andrade conquistou Campeonatos Brasileiros por onde passou nas décadas de 1970 e 1980. O primeiro foi em 1979 pelo Internacional, depois em 1981 com o Grêmio, e em 1985 com o Coritiba.

Nos anos de 1990, Ênio comandou o Cruzeiro e ergueu as taças de dois campeonatos mineiros, uma Copa dos Campeões Mineiros, uma Supercopa Libertadores, uma Copa Ouro e uma Copa Master da Supercopa.

Ênio é um dos poucos campeões brasileiros tanto como treinador quanto como jogador. Ele venceu como meia no Palmeiras de 1960. Ênio morreu em 1997, aos 68 anos, por conta de complicações respiratórias.

Osvaldo Brandão: três títulos

O comandante da segunda academia do Palmeiras é até hoje o técnico com mais títulos oficiais pelo Alviverde, sendo 10 na conta oficial do clube. São três Brasileiros, quatro Paulistas, duas Taças Cidade de SP e um Torneio Laudo Natel.

Brandão também fez história por todos grandes de São Paulo. Venceu uma Taça Cidade de São Paulo pelo Santos, um Torneio Rio-São Paulo pela Portuguesa e três Paulistões, sendo dois pelo Corinthians e um pelo São Paulo.

Brandão também comandou a seleção brasileira, conquistando o Pan de 1956, dois Superclássicos das Américas e alguns jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1958. Ele morreu em 1989, aos 72 anos.

Muricy Ramalho: quatro títulos

Um dos mais respeitados treinadores na década de 2000, Muricy Ramalho é um dos técnicos com mais títulos no Brasil. O principal destaque foi sua segunda passagem pelo São Paulo, onde foi tricampeão brasileiro, entre 2006 e 2008.

Muricy foi novamente campeão brasileiro em 2010, pelo Fluminense. No ano seguinte, conquistou o Paulistão e a Libertadores pelo Santos, e a Recopa em 2012.

Depois de anos trabalhando como comentarista, Muricy voltou ao São Paulo para a função de coordenador técnico, estando presente nas conquistas do Paulistão de 2021 e da recente Copa do Brasil de 2023, para a alegria dos tricolores e dos entusiastas de sites de apostas de futebol.

Rubens Minelli: quatro títulos

Também com quatro campeonatos brasileiros no currículo está Rubens Minelli, que faleceu recentemente, em novembro de 2023, aos 94 anos.

Minelli foi campeão brasileiro com o Palmeiras (1969), duas vezes com o Internacional (1975 e 1976) e com o São Paulo (1977). Além disso, ele também conquistou seis Campeonatos Gaúchos, sendo três pelo Inter e três pelo Grêmio, quatro Paranaenses consecutivos com o Paraná e até um Campeonato Saudita, durante passagem pelo Al Hilal.

Lula: cinco títulos

Luís Alonso Pérez, ou simplesmente Lula, foi responsável por comandar o mais lendário time brasileiro de todos os tempos, o Santos da década de 1960. O time contava com nomes como Carlos Alberto Torres, Dalmo, Zito, Clodoaldo, Coutinho, Pepe e, simplesmente, Pelé.

Com Lula à beira do gramado, o time conhecido como “Esquadrão Imortal” conquistou cinco Brasileiros, oito Paulistas, quatro Rio-São Paulo, duas Libertadores e dois Mundiais, além de diversos outros títulos de menor expressão.

Ao todo foram 949 partidas como treinador do Santos, sendo 771 vitórias. Lula morreu aos 50 anos, em 1972, vítima de complicações causadas por um transplante de rim.

Vanderlei Luxemburgo: cinco títulos

Um dos maiores e mais famosos treinadores brasileiro da história, Vanderlei Luxemburgo também conta com cinco Brasileirões em seu currículo. Só que, diferentemente de Lula, eles foram conquistados por diferentes times.

Os dois primeiros foram com o Palmeiras (em 1993 e 1994), depois com o Corinthians (1998), no Santos (2001) e pelo Cruzeiro (2003).

Além disso, Luxa soma 14 títulos estaduais, sendo nove Campeonatos Paulistas. Com o Cruzeiro de 2003 alcançou a tríplice coroa, vencendo o Mineiro, o Brasileirão e a Copa do Brasil (a única da sua carreira).

Com a seleção brasileira, Luxemburgo conquistou a Copa América de 1999 e o Pré-Olímpico do ano seguinte. Entre 2004 e 2005, foi treinador do Real Madrid, comandando lendas como Ronaldo, Roberto Carlos, Zidane, Beckham e Figo.

Com tantas competições de menor expressão, principalmente em décadas passadas, é difícil apontar quem é o técnico com mais títulos no Brasil, mas do Brasileirão já sabemos: Luxemburgo reina.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo