Corinthians

Rafael Ramos vira réu em suposto caso de racismo contra Edenilson, do Internacional

Rafael Ramos
Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

O lateral direito do Timão, Rafael Ramos, virou réu em denúncia recebida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), devido ao caso de suposta injúria racial contra Edenilson, meio campista do Internacional. O acontecimento se deu em 14 de maio de 2022, durante partida válida pela sexta rodada da Série A do Brasileiro e teve uma série de desdobramentos e recursos até essa nova atualização do processo.

O Ministério Público apresentou a denúncia contra o jogador na terça-feira (30), foi o juiz da 14ª Vara Criminal e Juizado do Torcedor e Grandes Eventos do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, Marco Aurélio Martins Xavier, quem a recebeu através do TJ-RS.

Sobre o processo, o magistrado afirmou que as vias conciliatórias foram esgotadas e acrescentou: “O fato contido na peça acusatória foi veiculado em imagens, captadas, inclusive, em rede nacional: ainda que passíveis de exame percuciente, na fase probatória, permitem a conclusão da ocorrência substancial do fato e dos indícios da autoria delitiva, atribuída na denúncia. Com efeito, é plenamente viável a pretensão acusatória”, disse Marco Aurélio.

Relembre o caso

No jogo do dia 14 de maio de 2022, Internacional e Corinthians se enfrentaram no Beira Rio e a partida terminou empatada em 2 a 2. Na ocasião, Edenilson acusou Rafael Ramos de tê-lo chamado de ‘macaco’ durante um lance de disputa de bola entre os dois. Depois do empate, o lateral corintiano foi detido em flagrante pela polícia, sob a acusação de injúria racial; o jogador pagou uma fiança no valor de R$ 10 mil e foi liberado em seguida.

A 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre ,recebeu um laudo de 40 páginas enviado pelo Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS). Conforme o IGP afirmou em nota, o vídeo não foi conclusivo para mostrar a suposta agressão.

Tal situação irritou o meia colorado, que realizou uma espécie de protesto em suas redes sociais, apagando todas as fotos e mudando seu nome da para ‘Macaco’, o jogador chegou a se pronunciar dizendo: “Não iriam nos calar? Já nos calaram. Se ofendidos aceitem, engulam a seco. Finjam que não escutaram, é uma luta desleal, é uma luta inconclusiva”. A publicação não consta mais no feed do jogador.

Em momentos distintos, acusado e acusador depuseram no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e mantiveram suas versões iniciais sobre o caso. O processo seria julgado pelo STJD nesta semana, mas teve a audiência adiada para semana que vem.

Gostando do texto? Mais informações sobre o Corinthians você encontra no Esporte News Mundo através do Twitter, Facebook e Instagram.

De acordo com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, as denúncias de racismo no futebol brasileiro se empilham: ‘Racistas estão cada vez mais à vontade” diz diretor do Observatório Racial no Futebol‘. Recentemente o debate sobre raça e futebol foi reacendido nas redes quando presidente da CBF se pronunciou no Seminário de Combate ao Racismo, sobre a proposta de perda de pontos em casos de injúria racial.

Vale salientar que essas tensões envolvendo o processo e casos de racismo no meio esportivo, aconteceram justamente na semana em que Corinthians e Internacional se enfrentam pela 25ª rodada do Brasileirão. A cobertura completa da partida você encontra aqui, no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo