O Corinthians esperava anunciar seu novo técnico nesta quarta-feira (03) e o nome preferido pela diretoria alvinegra é o de Fábio Carille, atualmente no Santos. Caso o ex-treinador do Timão não consiga a liberação, a alterantiva é Ramón Díaz, ex-técnico do Vasco da Gama.
Nesse sentido, havia a esperança de que o nome escolhido pudesse comandar o time no jogo contra o Vitória, na quinta, às 20h (de Brasília), pela 14ª rodada do Brasileirão. Até o momento, nada foi anunciado.
A escolha do novo técnico é liderada por Augusto Melo e pelo executivo Fabinho Soldado. O objetivo é encontrar uma pessoa capaz de recuperar a identidade de jogo mais recente, que foi o modelo de jogo que ajudou o clube a vencer nos últimos anos. Além disso, Fábio Carille, o último treinador campeão do Timão em 2019, é considerado o nome ideal para a posição.
É importante enfatizar que, embora a equipe alvinegra não tenha um nome consensual para o cargo de treinador, nos bastidores, Carille é o profissional que mais se aproxima do consenso.
+Hugo Souza é anunciado como novo goleiro do Corinthians
O presidente do Corinthians está trabalhando para contratar um técnico que possa permanecer no clube por um período de médio a longo prazo, considerando a situação financeira do time. O Timão precisa apostar em jogadores que possam se desenvolver com o trabalho da comissão técnica, pois não tem muitos recursos.
Carille é o perfil ideal para Augusto Melo porque sabe como funciona o Corinthians. Ele foi auxiliar do clube por mais de dez anos, além de ter treinado em duas passagens.
No Corinthians, a avaliação é de que Carille não precisaria de muito tempo para se adaptar, o que é considerado uma diferença em relação à necessidade de resultados para o clube deixar a penúltima posição do Brasileirão. Além do campeonato nacional, o Timão está nas etapas finais da Copa do Brasil e da Sul-Americana.
Até agora, o Timão ainda não decidiu se enviará oficialmente uma proposta para Fábio Carille. Além do imbróglio jurídico do treinador com o seu ex-clube no Japão, que pode resultar em pagamento de indenização futura em caso de condenação da Fifa, eles se opõem ao pagamento da multa rescisória ao Santos.
Além disso, a intenção é preservar a harmonia entre os presidentes Augusto Melo e Marcelo Teixeira.
Carille comandou o Corinthians por 183 jogos, conquistando 86 vitórias, 56 empates e 41 derrotas. Ele também ganhou o Brasileirão de 2017 e o tricampeonato paulista (2017, 2018 e 2019). O treinador tem contrato com o Santos até o fim de 2024, com renovação automática se o time conseguir ascender à Série A. A taxa de rescisão é de cerca de R$ 2,5 milhões.
ALTERNATIVA
O Corinthians tem o argentino Ramón Díaz, ex-treinador do Vasco e atualmente sem clube, como segunda opção caso os planos para a contratação de Carille mudem. Por isso, o nome do técnico é considerado apropriado e ele tem o desejo de voltar a trabalhar no futebol brasileiro.
Uma parte do departamento de futebol do Corinthians está entusiasmada com o nome do treinador de 64 anos. Uma desvantagem de investir em Ramón é sua falta de identidade com o clube, bem como a possibilidade de competir com o Vasco.
O argentino não tem trabalho desde que deixou o Vasco em abril e quer voltar ao Brasil. Ele estava no Al-Hilal, da Arábia Saudita, onde também liderou entre 2016 e 2018 antes de salvar o time carioca do rebaixamento em 2023.
Ramón Díaz é considerado um dos treinadores mais vencedores da Argentina. Pelo River, ele ganhou o Campeonato argentino seis vezes, bem como a Conmebol Libertadores e a Supercopa. Também ganhou um campeonato nacional com o San Lorenzo.