Rayssa Leal venceu a etapa de Xangai do Olympic Qualifier Series, neste domingo (19), em Xangai. Com o excelente resultado, ela está muito próxima de se garantir nos Jogos Olímpicos de Paris.
“Estou muito feliz. Conquistei o primeiro lugar. Queria agradecer a todo mundo pela torcida. Muito obrigado a todo mundo que mandou energia positiva! Valeu pra quem ficou de madrugada assistindo. E é isso. Só tenho a agradecer”, comemora Rayssa Leal.
A brasileira conseguiu uma nota final de 274.89 e na final e só tirou nota acima dos 90 pontos na decisão. A prata foi de Liz Akama, com 274.35, e o bronze de Yooshizawa Coco, que fez 257.73, ambas são do Japão.
A final do Street feminino fechou as disputas do skateboarding. Rayssa Leal abriu a competição com um 86.43 logo na primeira volta. A skatista conseguiu melhorar ainda mais a nota na segunda apresentação, ficando com 92.23. Logo na primeira manobra, veio um 86.30 que ela ainda conseguiu descartar graças a um 91.81 na segunda tentativa e um 90.85 na última. No final, Rayssa totalizou 274.89 pontos.
Outras provas
Street Masculino
A final do Street masculino aconteceu logo após a decisão do Park feminino. Entre os homens, Giovanni Vianna fechou o evento na sétima posição. O skatista brasileiro totalizou 177.39 pontos, com 86.47 na primeira volta e 90.92 na primeira manobra.
O pódio em Xangai foi formado pelos norte-americanos Jagger Eaton, na primeira colocação, e Chris Joslin, em terceiro. Além do japonês Ginwoo Onodera em segundo lugar.
Park masculino
A final do Park masculino foi a terceira do dia. Pedro Barros foi o melhor brasileiro, garantindo a quinta colocação com uma nota 88.96 na primeira volta. Tanto Augusto Akio (73.04 na segunda volta) quanto Luigi Cini (53.13 na segunda volta) não conseguiram completar suas voltas, ficando com a sétima e a oitava posição, respectivamente.
O pódio do evento ficou com os norte-americanos Tate Carew, em primeiro lugar, e Jagger Eaton, na terceira posição, além do australiano Keegan Palmer, segundo colocado.
Park feminino
A final do Park feminino foi a primeira do dia. Isadora Pacheco fechou o evento na quarta posição, com Dora Varella em sexto lugar. Isadora garantiu sua melhor nota logo na primeira volta, com 86.77. Dora recebeu sua maior nota na terceira apresentação: 85.26.
“Estou arrepiada. Uma final emocionante. Foi muito massa olhar para a plateia e receber esse apoio, o carinho da torcida que estava aqui. Queria agradecer a todo mundo que torceu de casa e acompanhou as lives. Estamos bem demais. Estamos bem no ranking. Quase rolou uma beliscadinha naquele pódio. Foi massa pra caramba. Que final”, destaca Isadora Pacheco.
O pódio teve a australiana Arisa Trew, em primeiro lugar, e as japonesas Kokona Hiraki e Sakura Yosozumi, na segunda e na terceira colocação, respectivamente.
Nas Olimpíadas, cada modalidade (Park e Street) será composta por 22 nomes por categoria (Feminino e Masculino), definidos com base no ranking mundial e respeitados os seguintes critérios: uma vaga dedicada ao país-sede (4 no total); pelo menos 1 representante de cada continente; e máximo de três skatistas por país (12 no total).