UEFA Champions League

Real Madrid é surpreendido pelo Shakhtar Donetsk na estreia na Liga dos Campeões

Divulgação/ChampionsLeague

O Real Madrid recebeu o Shakhtar Donetsk no estádio Alfredo Di Stefano e perdeu por 3 a 2, na estreia dos clubes nessa edição da Liga dos Campeões. Os gols dos ucranianos foram marcados pelo brasileiro Tetê, Varane contra e Solomon. Já os espanhóis descontaram com Luka Modrić e Vinícius Júnior.

Ucranianos precisos no ataque

O primeiro tempo foi dominado pelo Schakhtar Donetsk. Apesar do equilíbrio na posse de bola, os ucranianos chegaram ao ataque com maior precisão e qualidade. A proximidade das linhas defensivas dificultaram as ações dos espanhóis, cujas maiores oportunidades foram com Marcelo. Logo aos 4′, o lateral tocou de calcanhar para Asensio, que chutou para a boa defesa do goleiro Trubin. Fora isso, apenas com os cruzamentos do brasileiro.

O Schakhtar finalizou apenas quatro vezes no primeiro tempo, mas todas foram perigosas. Três delas balançaram as redes, e a outra foi uma chance clara que Marlos desperdiçou cara a cara com Courtois.

Todos os gols tiveram a participação de brasileiros. No primeiro, a equipe ucraniana saiu trocando bem os passes no campo defensivo e o lateral esquerdo, Korniyenko, passou por dois marcadores e rolou para Tetê finalizar na bochecha da rede e abrir o placar. Foi ele também quem chutou, quatro minutos depois, para a defesa de Courtois. No rebote, porém, Dentinho dividiu com Varane e o zagueiro fez o gol contra. No terceiro, Tetê deu passe de calcanhar para Solomon invadir a área e estufar as redes.

(Foto: Divulgação/ChampionsLeague) – Tetê comemora um dos gols

Segunda etapa com cenário oposto

Na segunda etapa, faltou gás para os comandados de Luís Castro. A equipe foi sufocada pelo Real Madrid, e os jogadores não tinham mais energia para chegar em bom número a cada contra ataque. Zidane, que optou por poupar alguns jogadores para o El Clásico do próximo sábado, voltou do intervalo com Benzema, e aos 58′ minutos, colocou Vinícius Júnior em campo.

(Foto: Divulgação/ChampionsLeague)

As mudanças surtiram efeito, e os merengues logo fizeram dois gols. Modrić, aos 54′, limpou dois marcadores e acertou o ângulo para fazer o primeiro. Aos 59′, apenas alguns segundos depois de ter entrado, Vinícius Júnior roubou a bola no campo ofensivo, avançou e só teve o trabalho de tirar do goleiro.

(Foto: Divulgação/ChampionsLeague)

As ações ofensivas do Shakhtar continuavam a ser concentradas nos contra ataques, mas não na mesma intensidade da primeira etapa. Tetê foi a figura mais presente na frente, mas falhou uma vez diante de Courtois, e, na outra chance, estava impedido antes de dar assistência para Marlos.

Nos acréscimos, Valverde chutou de fora da área após cobrança de escanteio e a bola entrou no gol. O árbitro foi chamado pelo VAR para conferir se Vinícius Júnior, que estava em posição irregular, participou ou não do lance. Segundo a interpretação do sérvio Srdjan Jovanović, o brasileiro atrapalhou a visão do goleiro Trubin. Portanto, o gol foi anulado.

Próximos confrontos

A próxima partida do Real Madrid será contra o Barcelona no sábado (dia 24), pela La Liga. No mesmo dia, os ucranianos enfrentarão o Vorskla pelo campeonato nacional. Pela Liga dos Campeões, ambas as equipes entrarão em campo na terça-feira (dia 27). Os merengues visitarão o Borussia Mönchengladbach, e o Schakhtar receberá a Internazionale.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo