Neste domingo, a brasileira Rebeca Andrade fez sua última apresentação ao som de Baile de Favela, com direito à medalha de bronze. Encerrando a participação no Mundial de Ginástica Artística, em Liverpool, na Inglaterra, com mais uma medalha, a atual ginasta mais completa do mundo garantiu o pódio com a nota de 13.733.
Confira a apresentação de Rebeca:
Rebeca Andrade abriu a prova ao som de seu tema icônico de Baile de Favela e arrancou aplausos da plateia. Com uma execução não tão precisa quanto na final do individual geral, a apresentação rendeu à paulista a nota de 13.733. Logo após o resultado, a Confederação Brasileira chegou a entrar com recurso para aumentar a nota de dificuldade do solo para 6.100, como foi nas apresentações de classificatória e individual geral, mas foi negado e a nota de 5.900 mantida.
Jessica Gadirova, da Grã-Bretanha, ficou com a medalha de ouro, com 14,200 pontos e a americana Jordan Chiles, com 13,833, com a prata.
Jade Carey, também dos Estados Unidos, se juntou ao pódio ao terminar com a mesma pontuação de Rebeca, após a Confederação Americana protestar a nota da atleta e, na revisão, sofrer um decréscimo.
Flávia Saraiva, que também representaria o Brasil na prova, ficou de fora por conta de lesão e dores no tornozelo direito. A brasileira se machucou nas eliminatórias, ao pousar do salto sobre o cavalo .
Bem mais que o fim de Baile de Favela, a medalha contempla o fechamento de um ciclo vitorioso de Rebeca Andrade. Duas medalhas olímpicas e duas medalhas no Mundial de 2021, agora, no Mundial 2022, além do bronze no solo, a brasileira conquistou o ouro no individual geral, prova mais nobre da modalidade se consagrando a número 1 do mundo. Em Liverpool, a brasileira também disputou a final nas barras e na trave, mas com erros em ambas execuções, ficou em oitavo lugar.