Automobilismo
Red Bull explica problemas no GP do Bahrein; diferencial custou 0,3s por volta
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O final de semana quase perfeito de Max Verstappen no GP do Bahrein só não foi completo porque a ultrapassagem sobre Lewis Hamilton não foi considerada válida, impedindo a vitória. Ainda assim, Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, apontou outro motivo: problemas no diferencial teriam custado 0,3s por volta para a equipe.
— O que de mais sério ocorreu no começo da corrida foi o problema que tivemos na área do diferencial. No Setor 1 perdemos, drasticamente, mais de 0,3s por volta. O mesmo ocorreu com [Sérgio] Perez, inclusive. Não só tivemos menos aderência, como as rodas traseiras estavam patinando e os pneus ficando quentes”, explicou Marko ao site alemão formel1.de, reproduzido pela AutoSport.
Segundo o consultor, Verstappen ainda teve que lidar com uma redução de potência no motor, porque a equipe teria constatado problemas de temperatura. Com isso, Hamilton conseguiu fazer voltas rápidas após sua parada, reunindo condições para ultrapassar o holandês na primeira parada para troca de pneus.
PERFEIÇÃO PRA VENCER
Marko não crê que a Red Bull esteja à frente da Mercedes em termos de desenvolvimento do carro, embora a equipe alemã tenha enfrentado problemas na pré-temporada e na classificação do GP do Bahrein. Para o austríaco, as duas equipes estão em situação similar:
— Acredito que com o conjunto que temos, com um motor muito competitivo e um chassi que reage bem a tudo, que voltaremos a estar no mesmo patamar que a Mercedes. Agora sabemos que você só pode ser bem sucedido contra eles se agir de forma perfeita. Tudo tem que dar certo. Assumimos que estaremos em situação similar na próxima corrida – espero que com posições invertidas e Max no topo — afirmou o conselheiro da Red Bull.
PROBLEMAS COM PEREZ
Sérgio Perez teve seus próprios problemas em sua corrida de estreia pela Red Bull. Durante a volta de apresentação, seu carro “apagou” e o piloto precisou largar dos boxes, mas se recuperou durante a prova. Questionado sobre a situação, o mexicano afirmou o carro desligou sem explicação e ele quase abandonou a corrida, até que conseguiu religar tudo e guiar até o pit lane.
Paul Monaghan, engenheiro chefe da equipe, deu mais detalhes sobre o incidente: “Antes da corrida, houve uma falha elétrica que conseguimos consertar, porque não tinha sinal de erro à caminho do grid. Na volta de formação, o carro realizou um desligamento de proteção. Perdemos toda a energia elétrica. Checo teve a presença de espírito de fazer igual um notebook quando trava: desligou e ligou de novo”.
O engenheiro concluiu garantindo que a equipe vai rastrear a origem do problema para que não volte a acontecer na próxima corrida, que acontece dia 18 de abril, em Ímola.
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