— Continua depois da publicidade —

O estádio Alfredo Jaconi acaba de completar 50 anos da inauguração de sua grande reforma. Em preparação para o início do Campeonato Brasileiro, o Juventude concentra esforços no controle de qualidade do gramado natural, que é referência no futebol brasileiro e até já foi elogiado por clubes e treinadores, como Abel Ferreira, do Palmeiras, que afirmou ser “o melhor do Brasil”, na temporada passada.
Prezando pela qualidade, a operação conta com uma equipe individualizada para a função, com seis funcionários e uma agrônoma que presta consultoria e faz visitas periódicas que garantem o alto padrão mesmo em condições adversas.
— Temos processos bem estabelecidos para garantir o desenvolvimento adequado do gramado nas duas estações, cuidando da transição para a grama de inverno conforme o clima esfria, e revitalizando a grama de verão quando esquenta. Aplicamos tudo que há de melhor, usando como base o futebol europeu. Como nosso clima é parecido, aplicamos as mesmas técnicas para obtermos resultados semelhantes – afirmou Rafael Bellei, vice-presidente de patrimônio do Juventude.
Em meio a manifestações de alguns dos principais jogadores do futebol brasileiro, como Neymar, Lucas Moura, Philippe Coutinho, Thiago Silva, Memphis Depay, o debate sobre a qualidade dos gramados é uma das principais pautas para o Brasileirão 2025. Atualmente, três estádios de clubes da série A não possuem gramado natural: Nilton Santos, Allianz Parque e Arena MRV.
— Na nossa visão, entendemos que alguns clubes adotam os gramados sintéticos por ser uma opção de manutenção mais simples e de menor custo, especialmente em arenas que recebem outros eventos além do futebol. Entendemos que, aqui no Juventude, o futebol profissional é o carro chefe e por isso prezamos por manter o futebol sendo jogado em grama natural – ressaltou Bellei.
No início do ano, o Alfredo Jaconi passou por novas reformas e manutenção de setores que sofreram maiores danos ao longo da temporada, foram realizados trabalhos de aeração, furação e corte vertical no local. O estádio já está pronto para receber os 19 jogos do Campeonato Brasileiro. Em casa, o Juventude enfrenta o Vitória, no próximo sábado (29), às 18h30 (horário de Brasília).
