A segunda edição da regata de Volta ao Mundo Globe40 terá início em 14 de setembro de 2025, na cidade espanhola de Cádiz. A regata, que desafia duplas de velejadores a percorrerem 30 mil milhas náuticas pelos mares do mundo, contará com a participação do Brasil, tanto com um barco como com uma parada no percurso.
O veleiro Barco Brasil, comandado pelos velejadores José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, está confirmado para a temporada 2025/26. Esta será a segunda campanha de Volta ao Mundo de um veleiro brasileiro. A regata Globe40 é disputada com barcos da Class40, conhecidos por sua robustez e eficiência em regatas oceânicas.
O percurso da Globe40 inclui diversas etapas desafiadoras. Os barcos partem de Cádiz, atravessam o Atlântico até Mindelo, em Cabo Verde, depois contornam o Cabo da Boa Esperança até as Ilhas Reunião. De lá, navegam pelo Oceano Índico até Sydney, na Austrália, passando por Valparaíso, no Chile, e finalmente subindo a costa brasileira até Recife, antes de terminar em Lorient, na França. A cidade francesa também sediará um prólogo em agosto de 2025, antes da largada oficial em Cádiz.
Manfred Ramspacher, organizador da Globe40, expressou sua satisfação com a nova rota da regata, destacando as paradas em Sydney e Valparaíso, e o retorno ao Brasil, considerado um lugar histórico e inesquecível. Ele também ressaltou a importância de ter uma equipe brasileira na competição.
”Quando vejo o percurso e todo o trabalho realizado nos últimos meses, eu fico muito satisfeito com esta nova rota da volta ao mundo com escalas em Sydney e Valparaíso. Voltar ao Brasil também foi uma prioridade neste país como continente, um lugar inesquecível e histórico. Ter também uma equipe brasileira é uma grande satisfação para nós”, disse Manfred Ramspacher, organizador da Globe40.
José Guilherme Caldas e Luiz Bolina estão se preparando intensamente para a Globe40, participando de regatas no Brasil e no exterior. O Barco Brasil, um Class40 151, está em remodelação em La Coruña, na Espanha, e a partir de 2025, a dupla fará travessias de treinamento a bordo.
O projeto Barco Brasil tem suas bases em Ilhabela (SP), Salvador (BA) e La Coruña. A identidade visual do projeto, criada pela agência On Board Sports, utiliza elementos da cultura náutica e das cores da bandeira brasileira para representar a tradição vitoriosa do país na vela.
Flávio Perez, coordenador do Barco Brasil e profissional de mídia e marketing esportivo, destacou a importância de promover o Brasil durante as paradas da Globe40 ao redor do mundo.
”A vela é uma modalidade que sempre rende pódios em Olimpíadas e cresceu muito no offshore com nossos ídolos ganhando regatas internacionais também na vela oceânica. Usamos também o conceito de Ayrton Senna antes de chegar à Fórmula 1 na década de 1980 com o chamado Brazilian Goods, levando marcas e produtos brasileiros para todo o circuito”, disse Flávio Perez, coordenador do Barco Brasil.