A primeira edição do Campeonato Brasileiro de Vela teve início nesta quarta-feira (14), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ).
Velejadores de oito classes escolheram seus tripulantes para disputar as regatas barco contra barco até a próxima sexta-feira (16) nas raias da Baía de Guanabara.
A Confederação Brasileira de Vela – CBVela, organizadora do evento, forneceu os veleiros J24 para as equipes.
Os barcos do Brasileiro de Vela são iguais para todos os times, o que garante que o campeão saia pela habilidade dos atletas.
As classes 49er, 470, Dingue, GVEN, J24, J70, Ranger 22 e Snipe mandaram representantes para o Campeonato Brasileiro de Vela.
Das oito equipes do Brasileiro de Vela, quatro têm representantes mulheres.
Destaque para Juliana Duque, campeã brasileira e bi mundial de Snipe, além de representantes da vela jovem como Luísa Gandolpho e Rafael Sales.
”É preciso enaltecer o número de velejadoras mulheres envolvidas com o campeonato. Cada vez mais as atletas estão buscando seu espaço e nosso papel é incentivar”.
”Esse número é muito relevante para a vela feminina”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
A forma de disputa terá série eliminatória em grupos, semifinal e final. Cada equipe deverá disputar pelo menos quatro regatas na fase eliminatória.
O campeão do Brasileiro de Vela receberá o troféu Eduardo Souza Ramos, em homenagem a um dos maiores nomes da modalidade.
O evento tem como objetivo definir o timoneiro campeão nacional de cada temporada.
Cada classe olímpica e pan-americana escolheu seu capitão, que por sua vez montou sua equipe para correr as regatas em estilo match, num cenário parecido com a SSL Gold Cup.
Comandantes do Brasileiro de Vela
Luisa Gandolpho – 470
Eduardo Mendes – Ranger 22
Renato Cunha – J70
Luiz Freire – GVEN
Caio Bailly – J24
Juliana Duque – Snipe
Rafaela Sales – 49er
Karla Luz – Dingue
A organização é uma parceria entre a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro e Marina da Glória.