Geral

Regatas em Fortaleza abrem cronograma da Copa Brasil de Vela de Praia

Vela (Foto: cbvela)

Regatas em Fortaleza levam mais de 120 atletas

A Copa Brasil de Vela de Praia 2024 abriu a etapa de Fortaleza (CE) nesta sexta-feira (2), com 120 atletas divididos em 65 embarcações.

Veleiros das classes Optimist, ILCA/Laser, Dingue, Kite Foil Tubular, Wing Foil, Wind Foil e Hobie Cat 14/16.

Atletas de todas as idades participam do campeonato no Iate Clube de Fortaleza, que começou com ventos de média para alta intensidade – 13 a 20 nós – agradando a todos, como comentou Daniel Azevedo, vice-presidente da CBVela. Participam atletas de vários estados do Nordeste e também do Sul e Sudeste.

Todo o cronograma de provas foi cumprido na Copa Brasil de Vela de Praia, que também serve como seletiva para a indicação de Bolsa Atleta Nacional na categoria sub-16, e vale pontos para o Circuito Brasileiro de Wing Foil.

“Foi um dia perfeito com mais de 20 largadas e todo mundo se divertiu. A expectativa é muito boa, e para o sábado o vento deve aumentar ainda mais. Ficamos felizes em saber que os atletas estão com sorriso de orelha a orelha”, disse Daniel Azevedo, vice-presidente da CBVela.

As tradicionais Jangadas vão encher a raia nordestina no domingo (4).

O evento é organizado pela CBVela em conjunto com a Federação de Vela do Ceará, Associação Brasileira de Kite, Portal IN, Iate Clube de Fortaleza e Duotone. Os patrocinadores da CBVela são Avène, OceanPact, QS e New Expo. O apoio é da Colônia Z8 de Pescadores.

Quem participou da abertura foi o vice-prefeito de Fortaleza (CE), Élcio Batista. O representante da capital cearense reforçou o potencial das praias da cidade, que têm 34 quilômetros de extensão.

“É uma indústria saudável, que gera empregos, ocupação e renda. E mais do que isso, faz as pessoas felizes. Quem pratica vela é mais feliz, tem mais Vitamina D e cultua o mar! Criamos uma agência de desenvolvimento do mar para explorar esse potencial”, contou Élcio Batista, que também é velejador.

O vice-prefeito elogiou a gestão da CBVela, que tem como presidente Marco Aurélio de Sá Ribeiro e vice-presidente Daniel Azevedo.

A cidade de Fortaleza (CE) criou o selo Capital do Kite, que busca valorizar uma das grandes características da capital alencarina, que é o velejo de kite urbano. Por meio deste selo, a prefeitura vem investindo na capacitação das escolas de kite através do Projeto Juventude no Kite, da Federação de Vela do Ceará.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo