Relembre a temporada de André, eleito revelação do Brasileirão, após quase ser emprestado no início do ano pelo Fluminense
— Continua depois da publicidade —
A temporada 2021 foi um momento de altos e baixos para o Fluminense. O time – que chegou a ficar a dois pontos da zona de rebaixamento – se recuperou no Brasileirão e encerrou sua participação na 7a colocação, garantindo a classificação para a pré-Libertadores na última rodada do campeonato. E uma contribuição vital para essa conquista foram as atuações do volante André, de apenas 20 anos, que se tornou a revelação do Campeonato Brasileiro depois de chegar a ser negociado no começo de 2021.
André Trindade da Costa Neto – ou apenas André – nascido no pequeno distrito de Algodão, na Bahia, iniciou sua trajetória no Fluminense ainda na base: recebeu o convite para jogar no clube em 2013, quando estava no Bahia. Fez sua estreia no time profissional ao entrar em campo nos minutos finais contra o Atlético-GO, pela Copa do Brasil, no dia 16 de setembro de 2020, mas só passou a atuar com frequência na última temporada.
Tendo tido poucas oportunidades até então, o Tricolor carioca iniciou conversas com o Botafogo, em abril de 2021, para negociar uma possível transferência. Com o não avanço das negociações, o volante permaneceu no time das Laranjeiras e começou a ter mais chances no final do período em que Roger Machado esteve à frente do Flu.
Começou como titular pela primeira vez em 2021 na partida contra o Fortaleza, em 20 de junho. Desde então, foi se firmando como integrante do onze inicial principalmente com a chegada do técnico Marcão, em agosto. No entanto, antes mesmo disso, André já havia guardado em sua memória momentos especiais – ainda com Roger Machado no comando – como o gol que deu a vitória ao Fluminense no jogo contra o Flamengo, no primeiro turno, no dia 4 de julho. Esta que, até o momento, foi a única vez que o jogador balançou as redes.
A partir do confronto com o Barcelona de Guayaquil, pela partida de volta na eliminação na Taça Libertadores, no dia 12 de agosto, o volante esteve na escalação inicial da grande maioria dos jogos do Flu – salvo em casos de suspensão por cartões. Um dos responsáveis pela consistência defensiva do time, ganhou destaque pelo ótimo trabalho feito na transição para a segunda metade do campo mas sem comprometer o setor defensivo, garantindo trocas de passes precisas e decisões acertadas com a bola no pé.
O baiano foi coroado nesse mês de dezembro com a classificação do Fluminense para a pré-Libertadores na última partida – ocasião na qual teve seu nome cantado pelos quase 50 mil torcedores – e com o prêmio na categoria Revelação do Brasileirão, em evento realizado pela CBF, no último dia 10.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook para acompanhar todas as informações do André e do Fluminense.
NÚMEROS DE ANDRÉ PELO FLUMINENSE NA TEMPORADA 2021
- Partidas: 26
- Gols: 1
- Assistências: 1
- Aproveitamento de passes no próprio meio campo: 94%
- Aproveitamento de passes no campo adversário: 88%
- Aproveitamento em bolas longas: 76%
- Desarmes por jogo: 1,3
- Erros que levaram ao chute: 0
- Erros que levaram ao gol: 0
- Pênaltis cometidos: 0
- Dribles bem sucedidos (por jogo): 1.6 (76%)
- Disputas de bola vencidas (por jogo): 5.1 (55%)
- Cartões amarelos: 6
- Cartões vermelhos: 0