São Paulo

Relembre a última participação do São Paulo na Libertadores

São Paulo na Libertadores (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

São Paulo vai disputar a Libertadores em 2024

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Em 2024, o São Paulo celebra a 22ª participação na Copa Libertadores da América, o principal torneio de clubes no futebol sul-americano. Em sua última edição, o Tricolor acabou eliminado pelo Palmeiras nas quartas de final.

Este ano, o elenco paulista está no grupo B com Barcelona (Equador), Talleres (Argentina) e Cobresal (Chile). O Tricolor chega para jogar o torneio depois de conquistar a sua primeira Copa do Brasil e Supercopa do Brasil. No Paulistão, foi eliminado nas quartas de final pelo Novorizontino sob o comando do técnico Thiago Carpini.

O time alcançou a final da competição em seis oportunidades (1974, 1992, 1993, 1994, 2005 e 2006), com vitória nos anos de 1992, 1993 e 2005. Por outro lado, caiu na fase de grupos quatro vezes e uma na etapa preliminar. É o segundo brasileiro com mais participações na Libertadores, atrás do Palmeiras com 24.

Campanha do São Paulo na Libertadores 2021

O São Paulo garantiu a sua vaga na fase de grupos da Libertadores porque terminou em 4º lugar na classificação do Campeonato Brasileiro Série A de 2020. Além do paulista, juntaram-se ao torneio o Palmeiras, Flamengo, Internacional, Atlético Mineiro, Fluminense, Grêmio e Santos.

O sorteio da Conmebol definiu o grupo E com São Paulo, Racing (Argentina), Sporting Cristal (Peru) e Rentistas (Uruguai). Em 20 de abril, o Tricolor estreou com vitória de 3 a 0 diante do Sporting Cristal no Estádio Nacional do Peru, com gols de Luan, Benítez e Éder.

Em 29 de abril, ganhou do Rentistas em casa, no MorumBIS, pelo placar de 2 a 0, com gols de Pablo e Reinaldo. Pela terceira rodada, em 05 de maio, não saiu do zero a zero com o Racing, na Argentina. Na rodada seguinte, em 12 de maio, empatou em 1 a 1 com o Rentistas fora de casa. González abriu o placar para os anfitriões e Orejuela deixou tudo igual

Recebeu o Racing no MorumBIS pela quinta rodada em 18 de maio, mas o resultado decepcionou a torcida. Por 1 a 0, os argentinos saíram de campo com os três pontos após o gol de Novillo. Para fechar a fase de grupos, venceu o Sporting Cristal em casa por 3 a 0 em 25 de maio, com gols de Bruno Alves, Rojas e Vitor Bueno.

Com 11 pontos, três vitórias, dois empates e uma derrota, garantiu a segunda posição do grupo, atrás do Racing, com 14. Nas oitavas de final reencontrou o time argentino, mas passou sem problemas.

Durante o jogo de ida, na Argentina, as equipes empataram em 1 a 1 (Vitor Bueno e Copetti), mas na volta o Tricolor fez bonito ao marcar 3 a 1 em casa (gols de Rigoni e Marcus Vinicius, além de Javier para os visitantes).

Nas quartas de final, o clássico contra o Palmeiras não mostrou o resultado esperado pela torcida. No primeiro jogo, em 10 de agosto, Luan abriu o placar para o São Paulo no MorumBIS, mas Patrick de Paula deixou tudo igual. Na volta, o Verdão goleou o adversário no Allianz Parque por 3 a 0, com gols de Raphael Veiga, Patrick de Paula e Dudu.

Em 2021, o São Paulo foi eliminado nas quartas de final da Libertadores pelo Palmeiras, repetindo as campanhas de 2008 e 2009 pelo Fluminense e Cruzeiro respectivamente.

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Quando é a estreia do São Paulo na Libertadores 2024?

O São Paulo estreia na Libertadores contra o Talleres na quinta-feira, 04 de abril, no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, às 21h (de Brasília). O duelo é válido pela primeira rodada do grupo B e será transmitido no Paramount+, serviço de streaming.

Para avançar até as oitavas de final da Libertadores o Tricolor precisa terminar em primeiro ou segundo lugar no grupo. Se ficar em terceiro irá jogar os playoffs da Copa Sul-Americana, e em quarto é eliminado.

Acompanhe a tabela completa do São Paulo na Libertadores.

PRIMEIRA RODADA:

Talleres x São Paulo (quinta-feira, 04/04 às 21h no Mario Alberto Kempes)

SEGUNDA RODADA:

São Paulo x Cobresal (quarta-feira, 10/04 às 21h30 no MorumBIS)

TERCEIRA RODADA:

Barcelona x São Paulo (quinta-feira, 25/04 às 21h no Monumental Isidro Romero Carbo)

QUARTA RODADA:

Cobresal x São Paulo (quarta-feira, 08/05 às 21h30 no Municipal de Calama)

QUINTA RODADA:

São Paulo x Barcelona (quinta-feira, 16/05 às 21h no MorumBIS)

SEXTA RODADA:

São Paulo x Talleres (quarta-feira, 29/05 às 21h30 no MorumBIS)

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo