França e Argentina disputarão o título da Copa do Mundo de 2022 no domingo (18), às 12h (horário de Brasília), no Estádio Lusail, no Qatar. Os argentinos e o franceses buscam o tricampeonato. Relembre a seguir as campanhas das duas seleções até a decisão:
[wptb id=507172]Argentina
A seleção da Argentina começou a competição no Grupo C, ao lado de Arábia Saudita, México e Polônia. Os argentinos tomaram um susto na estreia ao serem derrotados pela Arábia por 2 a 1 de virada, mas se recuperaram ao derrotarem o México e a Polônia, ambos por 2 a 0 e, com isso, terminaram a fase de grupos, com seis pontos e na liderança da chave.
No mata-mata, a Argentina proporcionou grandes emoções. Nas oitavas de final derrotou a Austrália por 2 a 1, com direito ao goleiro Emiliano Martínez defendo uma bola cara a cara no último lance do duelo. Nas quartas o susto foi ainda maior, após abrir 2 a 0 contra a Holanda, a seleção alviceleste sofreu o empate no último lance do confronto. Com isso, o jogo foi para prorrogação, mas seguiu com o placar em igualdade e, assim, a decisão foi para os pênaltis. A disputa foi vencida pela Argentina por 4 x 3, com Martínez brilhando, o arqueiro defendeu duas das cinco cobranças holandesas. Já na semifinal, após tantas emoções, os argentinos derrotaram a Croácia, algoz do Brasil nesta Copa, por 3 a 0, com um show à parte de Lionel Messi.
Números do caminho da Argentina até a grande final:
- Jogos: 6
- Vitórias: 4
- Empates: 1
- Derrotas: 1
- Gols marcados: 12
- Gols sofridos: 4
- Artilheiro: Messi (5 gols)
- Líder em assistências: Messi (3)
Para saber tudo sobre a Copa do Mundo – Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
França
Na fase de grupos, os franceses estiveram no Grupo D, junto com Austrália, Dinamarca e Tunísia. No jogo de estreia, a França mostrou que realmente era uma forte candidata ao título mundial, após vencerem a Austrália por 4 a 1 de virada. No segundo duelo, o time francês derrotou os dinamarqueses por 2 a 1. Já classificados, com seis pontos em duas partidas e com a liderança da chave longe de ser ameaçada, o treinador Didier Deschamps escalou um time com muitos jogadores reservas e, com isso, com gol de Wahbi Khazri, a seleção da Tunísia derrotou os Bleus por 1 a 0.
No mata-mata, a França derrotou os poloneses nas oitavas de final por 3 a 1, com show de Kylian Mbappé, o jogador marcou dois golaços e deu uma assistência. Na fase seguinte, os franceses tiveram grandes emoções na vitória por 2 a 1 diante da Inglaterra, com direito a um pênalti perdido por Harry Kane, aos 39 minutos da segunda etapa e, com isso, a seleção inglesa perdeu a oportunidade de empatar o duelo. Na semifinal, a classificação contra Marrocos veio com um gol logo no começo do confronto, com o lateral Theo Hernádez, aos quatro minutos. Já o segundo gol, que selou a classificação e aliviou o clima de tensão da torcida francesa no Estádio Al Bayat, foi marcado por Kolo Muani, aos 34 minutos da etapa complementar.
Números da trajetória da França até a decisão:
- Jogos: 6
- Vitórias: 5
- Empates: 0
- Derrotas: 1
- Gols marcados: 13
- Gols sofridos: 5
- Artilheiro: Kylian Mbappé (5 gols)
- Líder em assistências: Antoine Griezmann (3)