O Flamengo estreia no Mundial de Clubes no dia 7 de fevereiro, quando encara o Al Hilal (ARA), que venceu o Wydad Casablanca (MAR), nos pênaltis, por 5 a 3, após empate em 1 a 1. Esta será a terceira participação do time da Gávea no torneio. O Esporte News Mundo relembra as outras vezes em que o Rubro-Negro esteve no torneio.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
A primeira vez do Flamengo no Mundial de Clubes foi em 1981. O clube se classificou para o torneio ao vencer a Libertadores da América no mesmo ano. Na competição sul-americana, o Rubro-Negro empatou em pontos (8) com o Atlético Mineiro e precisou fazer um jogo de desempate para ver quem avançava no grupo três, que ainda contava com Cerro Porteño e Olimpia, ambos do Paraguai. O jogo, no Serra Dourada, em Goiás, terminou aos 37 minutos do primeiro tempo, em 0 a 0, por conta de diversas expulsões do adversário. Sendo assim, o time da Gávea foi dado vencedor por W.O, com um placar de 3 a 0. Na semifinal, dividindo um grupo com Deportivo Cali-COL e Jorge Wilstermann-BOL, o Mais Querido avançou como líder, vencendo os colombianos por 0 a 1 e 3 a 0 e os bolivianos por 1 a 2 e 4 a 1. Na final, enfrentou o Cobreloa, do Chile, em três partidas. Venceu a ida, no Maracanã, por 2 a 1, perdeu a volta por 1 a 0, no Monumental David Arellano, e ficou com o título batendo os chilenos por 2 a 0, em Montevidéu, no Uruguai. Zico foi o artilheiro da competição, com 11 gols.
Em 1981, o Mundial de Clubes ainda se chamava Copa Intercontinental, pois só jogavam os campeões da América do Sul e da Europa. O adversário foi o Liverpool, da Inglaterra. Em jogo que como a torcida rubro-negra canta, ficou marcado na história e o Mais Querido colocou os ingleses na roda, vencendo o duelo por 3 a 0. Nunes, duas vezes, e Adílio marcaram os gols do time da Gávea no National Stadium, no Japão. Este foi o primeiro e até então único título de campeão mundial do Rubro-Negro.
A segunda participação do Flamengo no Mundial de Clubes aconteceu em 2019. O clube se classificou ao vencer a Libertadores no mesmo ano. O time da Gávea liderou o Grupo D, com 10 pontos, a mesma quantidade da LDU-EQU e do Peñarol-URU, mas com saldo de gols melhor. A chave ainda contava com o San José-BOL. Na oitavas, perdeu por 2 a 0 para o Emelec, no Equador, devolveu o placar na volta, no Maracanã, e se classificou nos pênaltis (4 a 2). Nas quartas, bateu o Internacional por 2 a 0 jogando em casa e empatou em 1 a 1 no Beira-Rio. Na semi, ficou no 1 a 1 com o Grêmio em Porto Alegre e goleou por 5 a 0 no Rio de Janeiro. Na decisão, em jogo único, realizado no Monumental de Lima, no Peru, venceu o River Plate-ARG por 2 a 1, gols de Gabigol, que terminou o torneio como artilheiro, com nove tentos.
No Mundial de Clubes de 2019, que já contava com os campeões continentais de UEFA (Europa), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), CONMEBOL (América do Sul), AFC (Ásia), CAF (África) e OFC (Oceania), o Flamengo enfrentou o Al Hilal, da Arábia Saudita, na semi e triunfou por 3 a 1, gols de Arrascaeta, Bruno Henrique e Ali Al Bulayhi (contra), com Salem Al Dawsari descontando. Na final, coincidentemente, o adversário foi o mesmo de 1981. No entanto, desta vez os ingleses levaram a melhor, vencendo o duelo por 1 a 0, gol de Roberto Firmino.
Agora, o Flamengo chega ao terceiro Mundial de Clubes ao vencer a Libertadores de 2022. O Flamengo foi o melhor do Grupo H do torneio sul-americano, conquistando 16 pontos, à frente de Talleres-ARG (11), Universidad Católica-CHI (4) e Sporting Cristal-PER (2). Nas oitavas, venceu o Tolima por 1 a 0 na Colômbia e 7 a 1 em casa. Nas quartas, despachou o Corinthians com duas vitórias, sendo a primeira por 2 a 0 na Neo Química Arena e a segunda por 1 a 0 no Rio de Janeiro. Na semifinal, goleou o Vélez Sarsfield por 4 a 0 na Argentina e voltou a vencer no Maracanã, desta vez por 2 a 1. Na finalíssima, disputada em Guayaquil, no Equador, derrotou o Athletico por 1 a 0, gol de Gabigol. Pedro, do time da Gávea, foi o artilheiro do torneio com 12 bolas na rede.
Se vencer o seu jogo na semifinal do Mundial de Clubes de 2022, o Flamengo enfrenta quem levar a melhor no duelo entre Real Madrid, da Espanha, e Seattle Sounders, dos Estados Unidos, ou Al-Ahly, do Egito, que jogam no dia 8 de fevereiro. A final da competição está marcada para 11 do mesmo mês.