Z - Futebol Agência ENM

Relembre as sete participações do Flamengo em finais da Copa do Brasil

Publicado em

Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem
— Continua depois da publicidade —

O Flamengo tradicionalmente é um dos times mais temidos na Copa do Brasil. Apesar de não figurar entre os maiores campeões, o Rubro-Negro é o clube com mais vitórias na história do torneio, com 118 triunfos. Além disso, a partir deste ano, também é o segundo time com mais finais na competição – a decisão contra o Corinthians será a oitava. Apenas o Grêmio tem mais – o Tricolor foi finalista da Copa nove vezes.

Dezenas de histórias e momentos marcantes podem ser lembrados por conta das participações do Flamengo nessa competição. A quase três semanas da finalíssima, relembre todas as participações do Rubro-Negro em finais da Copa do Brasil!

1990: Primeiro título conquistado na segunda edição do torneio

Publicidade

A primeira edição da Copa do Brasil foi em 1989. No ano seguinte, o Flamengo venceu o torneio despachando o Goiás na final, em Serra Dourada. O time contava com jogadores como Júnior, Zinho, Gaúcho, Renato Gaúcho, Zé Carlos e outros. O Rubro-Negro venceu de 1 a 0 em casa e o jogo fora foi 0 a 0.

1997: Primeiro vice foi para o Grêmio

Após despachar o Internacional nas quartas e o Palmeiras na semi, o Flamengo chegou à sua segunda final de Copa do Brasil para enfrentar o Grêmio. O time tinha jogadores como Romário, Sávio, Nélio e Júnior Baiano. O Tricolor venceu após empates em 0 a 0 no Olímpico e 2 a 2 no Maracanã, pelo critério de gol fora.

2003: Flamengo parado por máquina cruzeirense

Seis anos depois, o Flamengo retornou a uma final de Copa do Brasil. No entanto, o adversário foi um dos maiores times da história do país: o Cruzeiro de 2003, que também viria a ser campeão brasileiro. O time contava com Edílson, Felipe Maestro e Júlio César. Após empate no Maracanã em 1 a 1, a Raposa levou a melhor no Mineirão vencendo por 3 a 1.

+ Braz comemora resultado do sorteio dos mandos da Copa do Brasil, mas alerta: ‘São dois jogos’

+ Torcedores e autoridades discutem na Alerj, projeto de lei sobre anistia para organizadas

2004: Uma das maiores zebras da história

Um ano após o vice, o Flamengo retornava à final como amplo favorito. Após passar por Grêmio e Vitória nas quartas e semis, o time comandado por Abel Braga chegava à final contra o Santo André. Após 0 a 0 na ida, o time de São Paulo venceu por 2 a 0 no Maracanã e quebrou todas as expectativas.

2006: O grito entalado sai da garganta – e diante de um rival

Após dois vices, o Flamengo precisava se recuperar – e a redenção veio justo em cima do Vasco da Gama. O Rubro-Negro passou do Atlético-MG nas quartas e do Ipatinga nas semifinais. Nos duelos decisivos, duas vitórias por 2 a 0 e 1 a 0. Destaque para Obina, Renato Augusto, Juan Léo Moura, Luizão e Ronaldo Angelim eram alguns dos comandados por Ney Franco na conquista do bicampeonato.

2013: O tri veio de forma épica

Sete anos depois, o Flamengo voltava à final da Copa do Brasil de forma épica. O time desacreditado de Jayme de Almeida despachou o Cruzeiro – campeão brasileiro do ano – nas oitavas de final, o Botafogo – 4º colocado do Brasileirão 2013 – nas quartas, o Goiás nas semis e venceu o Athletico-PR por 2 a 0 no Maracanã após empate em 1 a 1 na ida. O time tinha destaques como Hernane Brocador, Elias e Paulinho.

2017: O início de um fim de ano amargo

Se em 2022 o Flamengo está nas duas finais de Copa, em 2017 isso também aconteceu – mas a final da Copa Sul-Americana ao invés da Libertadores. Naquele ano, o Rubro-Negro voltou a ser derrotado para o Cruzeiro em final que foi aos pênaltis no Mineirão. Vinícius Júnior e Lucas Paquetá já estavam no time principal. Diego, Paolo Guerrero e Éverton foram outros nomes do Fla na temporada.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Na oitava participação em finais de Copa do Brasil, o Flamengo chega em busca de seu quarto título na competição. Os jogos decisivos contra o Corinthians acontecem em 12 de outubro, na Neo Química Arena, e 19 de outubro, no Maracanã.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile