Juventude

Relembre os momentos da campanha que levou o Juventude ao rebaixamento no Brasileirão

Fernando Alves/ECJuventude

A derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG no Mineirão confirmou matematicamente o rebaixamento do Juventude para a Série B do Campeonato Brasileiro, faltando ainda quatro rodadas para o fim da competição. A equipe permaneceu na última colocação da tabela de classificação durante boa parte da campanha, e conquistou apenas três vitórias e 21 pontos após 34 partidas disputadas neste Brasileirão.

Até o momento, o Juventude é também um dos times que mais acumulou derrotas no Campeonato. Foram 19 no total, empatando com Coritiba e Avaí na liderança desta estatística. Durante a competição, passaram pelo comando da equipe os técnicos Eduardo Baptista, Umberto Louzer e o interino Lucas Zanella.

Veja a seguir os momentos mais marcantes da campanha que levou o alviverde de Caxias do Sul ao rebaixamento. O Juventude ainda disputa partidas contra Coritiba, Goiás, Flamengo e Ceará antes de se despedir da Série A nesta temporada.

Para saber tudo sobre o Juventude, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

PRIMEIRA DERROTA E GOLEADA SOFRIDA

Logo na segunda rodada do Brasileirão, o Juventude foi goleado pelo América-MG por 4 a 1 em Belo Horizonte e sofreu sua primeira derrota na competição. O atacante Paulinho Moccelin, que deixaria o alviverde antes do fim do primeiro turno, foi expulso ainda na etapa inicial da partida. A equipe já vinha de uma campanha bastante frustrante no campeonato estadual, no qual se livrou do rebaixamento apenas na última rodada da fase de pontos, e havia amargado um empate na estreia contra o RB Bragantino no Jaconi após sofrer um gol nos minutos finais.

VITÓRIA EM CONDIÇÕES ADVERSAS NO JACONI

Na 9ª rodada, o Juventude conquistou sua segunda vitória na competição e a primeira no Alfredo Jaconi após bater o Fluminense por 1 a 0. Em um campo alagado pela chuva em Caxias do Sul, o alviverde conseguiu marcar após o artilheiro do time, Isidro Pitta, pressionar a defesa tricolor e forçar um gol contra no bate e rebate. Após o confronto, os visitantes fizeram reclamações sobre as condições de jogo do gramado.

DEMISSÃO DE EDUARDO BAPTISTA

Após 13 rodadas disputadas, o Juventude anunciou a demissão do técnico Eduardo Baptista. Sob o comando do treinador no Brasileirão, a equipe venceu apenas duas vezes, empatou quatro e sofreu sete derrotas. A decisão foi tomada após a derrota por 3 a 1 para o Atlético-GO fora de casa. Naquele momento, o Papo já era o lanterna da competição com 10 pontos somados.

ÚLTIMA VITÓRIA

Na 19ª rodada, a última do primeiro turno do Brasileirão, o Juventude conquistou sua última vitória até o momento no Campeonato, a única da passagem de Umberto Louzer pelo comando da equipe. No Alfredo Jaconi, o alviverde bateu o Ceará por 1 a 0 com gol do artilheiro Isidro Pitta. O resultado evitou que o Ju encerrasse a primeira metade da competição na lanterna e reacendeu as esperanças na luta contra o rebaixamento. Porém, desde então, a equipe passa por uma sequência de 15 partidas sem vencer.

DEMISSÃO DE LOUZER

Umberto Louzer passou 16 rodadas no comando do Juventude e obteve um aproveitamento de 18,75% dos pontos disputados, o pior entre técnicos do clube em 10 anos. Com o treinador, o Juventude sofreu nove derrotas, empatou seis vezes e venceu apenas um jogo. A decisão pelo desligamento do profissional do clube aconteceu na 29ª rodada, após duas derrotas fora de casa para Fluminense e Athletico, pelos placares de 4 a 0 e 2 a 0, respectivamente.

REBAIXAMENTO SACRAMENTADO

A confirmação matemática do rebaixamento veio após a derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG nesta 34ª rodada. Nas últimas partidas, sob o comando do interino Lucas Zanella, o Juventude até começou a mostrar sinais de uma leve evolução ofensiva, porém já era tarde demais para evitar o cada vez mais próximo rebaixamento.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo