Grêmio

Relembre os principais momentos do Grêmio na Série B 2022

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Em 2022, após uma campanha decepcionante no ano anterior, o Grêmio disputou a segunda divisão do Campeonato Brasileiro pela terceira vez em sua história. O tricolor cumpriu o principal objetivo da temporada ao retornar para a elite do futebol brasileiro, porém enfrentou mais dificuldades do que o esperado pela torcida. Relembre os principais momentos da caminhada rumo à conquista do acesso para a Série A.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

EMPATE NA ESTREIA E COMEÇO OSCILANTE

O começo da Série B não foi nada tranquilo para o Grêmio. Logo na estreia, a equipe empatou em 0 a 0 com a Ponte Preta, e na segunda rodada foi derrotada em casa pela Chapecoense por 1 a 0. Após isso, o tricolor conseguiu engatar uma sequência de três vitórias e chegou a assumir a liderança da competição, mas voltou a ficar sem vencer durante mais cinco partidas e caiu na tabela.

RETORNO AO G4

A vitória sobre o Sampaio Corrêa por 2 a 0 na Arena, pela 13ª rodada da Série B, marcou o retorno do Grêmio ao G-4, desta vez para não sair mais. Desde então, o tricolor passou a maioria das rodadas na terceira ou quarta posição da tabela, mas isto não quer dizer que houve tranquilidade em toda a sequência do Campeonato.

JEJUM FORA DE CASA

Um dos pontos que mais incomodou a torcida tricolor foi o desempenho do time nos jogos fora de casa. Em 19 partidas fora de Porto Alegre, o Grêmio conquistou apenas três vitórias, empatou 11 vezes e foi derrotado outras cinco. Após vencer o Operário fora de casa na quarta rodada, o time passou nove jogos seguidos sem vencer como visitante, encerrando o jejum apenas na 22ª rodada contra o Guarani.

GOLEADA NA ARENA

Na 23ª rodada, o Grêmio conquistou sua vitória de maior placar na competição. Jogando na Arena, o tricolor goleou o Operário pelo placar de 5 a 1 com gols de Campaz, Diego Souza, Gabriel Teixera, Elkeson e Reiniê.

SEQUÊNCIA RUIM E DEMISSÃO DE ROGER MACHADO

Após a goleada sobre o time paranaense, o Grêmio enfrentou um momento conturbado na competição. Foram quatro jogos sem vencer, três derrotas e um empate, que culminaram na demissão do técnico Roger Machado dois dias depois de um revés contra o Criciúma na 27ª rodada.

VOLTA DE RENATO GAÚCHO

Para substituir Roger Machado, a diretoria apostou na volta de Renato Gaúcho, ídolo no clube como jogador e treinador. Após mais de um ano e meio de sua saída, Renato assumiu o Grêmio na reta final da Série B, e, apesar de não provocar grandes mudanças no estilo de jogo e continuar com problemas nos jogos fora de casa, conseguiu garantir o acesso para a primeira divisão. Sua estreia foi na 29ª rodada, com vitória por 2 a 1 sobre o Vasco.

JOGO DO ACESSO

A confirmação do acesso veio na 36ª rodada, ironicamente, em um jogo como visitante. Assim como em 2005, o Grêmio voltou para a Série A do Campeonato Brasileiro ao vencer o Náutico no Estádio dos Aflitos, desta vez sem o drama das expulsões e com uma larga vantagem de três gols. Na última rodada da competição, o tricolor gaúcho ainda alcançaria a segunda colocação na tabela, ficando apenas atrás do campeão Cruzeiro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo