Esportes olímpicos

Remo: conheça um dos esportes mais tradicionais dos Jogos Olímpicos

Foto: World Rowing / Twitter

O Remo é um dos esportes mais tradicionais do programa olímpico e chega à Tóquio para sua 31ª edição consecutiva em Jogos Olímpicos. A modalidade foi programada para estrear na primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas (1896). No entanto, as condições climáticas adiaram o sonho por mais quatro anos.

A primeira disputa de fato aconteceu somente com a participação dos homens, nos Jogos Olímpicos de Paris (1900). Apenas em 1976, nas Olimpíadas de Montreal (Canadá), as mulheres fizeram a sua estreia.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, as provas de remo vão acontecer no Canal Sea Forest, localizado na região central da capital japonesa. Entre os países favoritos à medalha estão a Grã-Bretanha, a Nova Zelândia, a Alemanha e a Holanda. O Brasil será representado por um atleta: Lucas Verthein vai disputar a prova do Skiff Individual. O país ainda não conquistou nenhuma medalha no remo e tem como melhor resultado dois 4º lugares, em Paris (1924) e Los Angeles (1932).

Siga Ao Vivo os JOGOS OLÍMPICOS no Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

EVENTOS

O remo é dividido em dois eventos: o sculling e o sweep. A diferença entre eles está na técnica utilizada pelos atletas. No sculling (palamenta dupla) os competidores utilizam, ao mesmo tempo, dois remos. Enquanto que no sweep (palamenta simples), cada integrante do barco utiliza apenas um remo.

+ Agenda Olímpica: Dias e Horários das competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio

CATEGORIAS E PROVAS

Nos Jogos Olímpicos, há duas categorias para as provas da modalidade: feminino e masculino. Nas Paralimpíadas há, também, provas mistas. O remo tem sete provas distintas para cada categoria. A área de competição é formada por seis raias, cada uma com 13,5 metros de largura. A distância a ser percorrida pelos barcos é de 2 Km.

– Skiff simples

– Skiff duplo

– Skiff duplo leve: homens até 72,5 kg e mulheres até 59 kg

– Skiff quádruplo

– Dois Sem

– Quatro Sem

– Oito Com

As provas de Skiff são aquelas que utilizam a técnica do sculling, portanto o atleta faz uso de dois remos ao mesmo tempo. Para as demais a técnica do sweep prevalece. As nomenclaturas técnicas do “SEM” e do “COM” se referem, respectivamente, à ausência e à presença do timoneiro, responsável por guiar e incentivar a equipe durante a prova.

PROGRAMAÇÃO DO REMO

As provas do remo estão programadas para acontecer entre os dias 22 e 29 de julho. Nos dois primeiros dias serão disputadas as baterias eliminatórias e de repescagem, a partir das 20h30 (horário de Brasília). A partir do dia 25, a modalidade inicia a fase de quartas de final. A disputa por medalhas, em todas as provas, começa no dia 28 de julho.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo