Grêmio

Renato Gaúcho conquistou título gaúcho com o Grêmio e falou sobre a conquista

Renato Gaúcho concedeu coletiva após o jogo (Foto: Divulgação / Grêmio)

Treinador do Grêmio celebrou a conquista de mais um estadual.

Foto: Divulgação / Grêmio

O Grêmio é heptacampeão gaúcho. A equipe de Renato Portaluppi venceu o Juventude, de virada, por 3 x 1, na grande final do Gauchão, nesse sábado (6), na Arena, para um público superior a 54 mil pessoas que viram o Imortal consolidar ainda mais a sua hegemonia dentro do Rio Grande do Sul.

Ao chegar na sala de imprensa para conceder entrevista coletiva, Renato Gaúcho, ao se preparar para falar com os repórteres presentes, ele, com seu jeito autêntico e irreverente, chegou ao local comemorando o título à sua maneira, tomando chopp. Além de tomar banho, também de chopp. O banho aconteceu quando alguns dos jogadores do elenco gremista adentraram o lugar e interromperam a entrevista encharcando o seu treinador, como uma forma bem humorada de celebrar a conquista que obtiveram.

+ Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Passado o momento de festa e interação entre Renato e seus liderados, a coletiva começou de fato. Questionado sobre o título do Campeonato Gaúcho, o sétimo consecutivo, o técnico comentou sobre a importância do feito, sobretudo, pelo Grêmio estar repetindo a façanha após 56 anos. Ele também enalteceu os antecessores que conquistaram o primeiro heptacampeonato pelo Tricolor. Aliás, o clube homenageou os atletas precursores através de João Severiano, que fez parte da entrega do troféu do torneio estadual. Hoje, com 82 anos, o ex-jogador esteve no plantel que atingiu a histórica marca pela primeira vez, em 1968.

— Primeiro lugar lembrar daquele grupo de 1968, que pela primeira vez tinha sido hepta, hoje alguns deles estavam no campo felizes, chorando. Dar os parabéns ao meu grupo, diretoria e nossa torcida, que fez uma festa maravilhosa — ressaltou.

Ao responder outra pergunta, Renato fez questão de exaltar mais uma vez os primeiros a levantarem sete taças do Gauchão consecutivamente, mas também aproveitou a oportunidade para elogiar seus jogadores e o trabalho que eles e a comissão técnica vêm realizando, e já visando bater o recorde atual.

— É muito importante, mais de meio século atrás foram campeões, agora somos bi hepta. Importante ver pessoas daqueles anos aqui emocionadas, mexe com a gente. Essa oportunidade não podíamos perder, não se sabe quando qualquer um de nós estará numa decisão. Estamos felizes pelo pessoal de 1968, hoje terminamos o trabalho e ano que vem vamos buscar mais um título — disse.

Da mesma forma, o profissional louvou o empenho dos demais funcionários e da diretoria do clube, e o apoio do torcedor gremista. Na mesma fala, ele revelou qual foi o método que ele utilizou para incentivar os jogadores a se dedicarem dentro de campo.

— Dar parabéns ao grupo, ao estafe, à diretoria e à nossa torcida, que fez uma festa maravilhosa. Na preleção, falei algumas coisas e coloquei que eles (jogadores) tinham duas opções: abraçar a família e quase 10 milhões de pessoas, com um sorriso na cara ou com lágrimas. A decisão era deles. Crescemos em um momento importante do campeonato e chegamos à final. Não podemos deixar escapar, com todo respeito ao Juventude. Acho que merecemos. O mais importante é que conquistamos o hepta. Era o nosso sonho, para entrar mais uma vez na história do clube — afirmou Renato Gaúcho.

Mesmo vislumbrando alcançar o octacampeonato gaúcho em 2025, o técnico também salientou estar focado no restante desta temporada, inclusive, dizendo saber o quanto a conquista de mais um torneio estadual alicerça o seu trabalho o auxiliando a conseguir mais segurança para continuar à frente do Tricolor, bem como, para disputar competitivamente a Libertadores, o Brasileirão e a Copa do Brasil. Mas, para isso acontecer, afirmou que o Grêmio precisa reforçar o elenco.

— Precisamos de reforços, temos três competições pela frente, importante trazer jogadores. A cada três dias uma decisão, estamos trocando ideias para buscar reforços em busca de mais um título […] Sempre trabalhamos pelos melhores resultados. Clube grande disputa as principais competições, vamos atrás de jogadores e brigar. Não é porque ganhamos o estadual que vamos nos acomodar. Pelo contrário, vamos buscar mais e seguir pensando grande — analisou.

Devido a todas as glórias que Renato ajudou o Imortal a conquistar tanto como jogador quanto como treinador, ele é considerado o maior ídolo da história gremista. O título do Campeonato Gaúcho reforçou este conceito ainda mais. Com a obtenção do Gauchão, ao lado de Oswaldo Rolla, tornou-se o técnico com o maior número de títulos obtidos pelo Tricolor. Ele chegou a incrível marca de ter levantado 10 taças pelo Grêmio.

— Eu sou um cara que corro atrás de título, fico bravo quando não ganha. Nascido para vencer, eu quero ganhar. É esse pensamento que eu passo para o meu grupo. O cara não pode se acomodar com a vitória. Perdemos um Gre-Nal, eles mereceram, mas ali abracei meu grupo no vestiário e falei “eu amo vocês”. Eu nasci aqui dentro praticamente. Se eu sou o maior ou não, não vem ao caso […] Título é título. Todos são importantes. É difícil medir. Tem a quebra do jejum na Copa do Brasil, o tricampeonato da Libertadores… Importante é que vamos ganhando. Hoje, temos que comemorar o hepta. É mais um marco que entramos na história do clube. Tem que valorizar todos os títulos — analisou Renato Gaúcho.

O Imortal volta aos treinamentos na segunda-feira (8). Com um calendário apertado possibilitando pouco tempo para comemorar o heptacampeonato gaúcho, descansar e se preparar para enfrentar o Huachipato, o Grêmio faz a sua estreia na Arena pela Libertadores contra o atual campeão do Chile na próxima terça-feira (9), às 19h. O time de Renato Gaúcho é o último colocado do grupo C, depois de ser derrotado por 2 x 0 na primeira rodada pelo The Strongest que, com a vitória, chegou ao topo da chave, com três pontos. Já os chilenos empataram em 1 x 1 com o Estudiantes, fazendo com que ambos tenham um ponto cada na tabela de classificação.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo