Grêmio
Renato reconhece bom jogo do Grêmio e se revolta com erro da arbitragem: ‘Não estão sabendo usar o VAR’
Renato critica de forma dura a arbitragem depois de bom jogo do Grêmio
— Continua depois da publicidade —
Neste último domingo (9), o Grêmio recebeu o Botafogo, na Arena, e foi derrotado por 2 a 0. A partida ficou marcada por um bom desempenho da equipe de Renato, que criou diversas chances de gol, mas foi parado pela defesa carioca e por Lucas Perri. Na coletiva, o comandante gremista elogiou a atuação do seu time e criticou muito a arbitragem.
+ Botafogo se defende muito bem contra o Grêmio e abre 10 pontos de vantagem no Brasileirão
Apesar do resultado negativo, Renato elogiou muito a atuação do Grêmio que criou diversas chances de gol, a maioria delas no pé de Luis Suárez que atuou longe dos 100%, o uruguaio parou em Perri e carimbou a trave em uma oportunidade.
“O que me deixa satisfeito é pelo que a equipe produziu”
Renato Portaluppi, em coletiva após a derrota para o Botafogo
– O que me deixa feliz hoje, lógico que ninguém gosta de perder, foi a atuação da equipe. Muito boa. Uma das melhores do ano. Criamos no segundo tempo, infelizmente não fizemos os gols nas oportunidades que apareceram. O Botafogo criou três ou quatro situações e fez dois gols. Quando perde o jogo e não cria é uma coisa, outra coisa é da maneira que o Grêmio vem jogando, criando, sufocando. Não é por causa dessa derrota que tem algo errado. Uma coisa ou outra sempre tem para corrigir – analisou Renato.
Ao mesmo tempo que Renato defendeu o seu time, ele aproveitou para descer as críticas na arbitragem. O treinador do Grêmio direcionou elas para o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Luiz Seneme, o lance citado pelo técnico foi quando Marçal claramente puxou Bitello dentro da área e derrubou o meia.
Para comparar, Renato usou os exemplos de lances nos dois jogos contra o Bahia, pelo Brasileirão e Copa do Brasil. Um deles é em lance de possível pênalti em Cristaldo e outro é um toque no braço do jogador adversário.
– Hoje o jogo estava 0 a 0 e tivemos um pênalti no Bitello. O que eu quero falar pro Seneme é: por que o VAR não chama o árbitro nesses lances? Estou falando isso porque tenho convicção do que eu estou falando. Vi no vestiário os lances. Quero saber se o Seneme vem a público e me explica se é pênalti ou não é. Mostra o jogo do Santos hoje de manhã e pega nosso lance contra o Bahia. Me explica o que é ou não pênalti. Você (Seneme) tem que vir a público e explicar – disse o treinador.
Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Além de citar os lances específicos, Renato também criticou a conduta do uso do VAR. Para ele, em lances duvidosos, quem opera o VAR precisa chamar o árbitro de campo. Na opinião do técnico, árbitro de vídeo tem um poder de decisão maior de quem está no gramado.
– Eu acho inadmissível a arbitragem cometer erros com o VAR. Seneme, isso é uma crítica construtiva. O VAR tem que parar de apitar os jogos. Quando um árbitro fala que é autoridade e manda no jogo, ok. Mas ele que decida no VAR então. O pênalti do Bitello não é lance para chamar? É pênalti ou não Seneme? Tem que chamar o árbitro do jogo ou não? O árbitro do jogo pode não ter visto o puxão. Mas as pessoas não estão sabendo usar o VAR – reclamou.
O Grêmio agora volta a campo na próxima quarta-feira (12), às 19h, contra o Bahia, pelas quartas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, o tricolor gaúcho ficou no empate por 1 a 1 e precisa vencer para buscar a classificação.