O dia olímpico foi marcado por alegrias e tristezas para os brasileiros. Começando pela parte feliz, o vôlei feminino mais uma vez fez bonito e garantiu uma medalha para o país, ao avançar para final da modalidade, com uma vitória avassaladora diante da Coreia do Sul. Em compensação, a marcha atlética terminou com muita dor para Erica Sena, que conquistaria o bronze, medalha inédita para o Brasil, se não fosse uma punição que lhe tirou do pódio. Confira o resumo.
VÔLEI
As meninas do Brasil garantiram vaga na final ao despacharem a Coreia do Sul, por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25,16 e 25/16. Com a vitória, o Brasil vai em busca do terceiro ouro olímpico na modalidade e enfrenta o Estados Unidos, na madrugada de domingo (8).
HIPISMO
O Brasil está na final do salto por equipes, após se classificar no limite, fechando a prova na oitava posição. O cavaleiro Rodrigo Pessoa, medalha de ouro em Atenas, podia perder 25 pontos e acabou perdendo 20, graças a duas refugadas de seu cavalo, o Carlito’s Way 6.
Após a prova, Rodrigo Pessoa desistiu de participar da final e será substituído pelo cavaleiro reserva. A Suécia teve o melhor desempenho.
MARCHA ATLÉTICA
A final da modalidade feminina ficou marcada pela tristeza da brasileira Erica Sena. A pernambucana sofreu uma punição de dois minutos na volta final da prova e acabou perdendo a medalha de bronze e despencando para o 11º lugar. O ouro foi conquistado pela italiana Antonella Palmisano, com o tempo de 1h29min12. A prata ficou com a colombiana Sandra Lorena Arenas (1h29min37), enquanto a chinesa Hong Liu herdou o bronze (1h29min57).
BASQUETE
Na modalidade feminina, os Estados Unidos avançaram para a final olímpica de forma avassaladora, ao vencer a Sérvia por 79 a 59. A adversária na final será o Japão, que bateu a França por 87 a 71. A bola sobe neste sábado, às 23h30 (horário de Brasília), com as norte-americanas podendo ganhar a 7ª medalha de ouro consecutiva nos Jogos Olímpicos.
REVEZAMENTO 4 X 100 METROS
Com uma arrancada empolgante na reta final, a Itália passou a Grã-Bretanha e conquistou o ouro no revezamento 4 X 100 metros masculino, com o tempo de 37s50, um centésimo a menos que os vencedores da medalha de prata. O Canadá ficou com o bronze, com 37s70. No feminino, a Jamaica confirmou o favoritismo e conquistou a medalha de ouro de forma avassaladora, deixando para trás os Estados Unidos e a Grã-Bretanha. As jamaicanas foram campeãs com o tempo de 41s.02.
WRESTLING
Fenômeno mundial na modalidade, o norte-americano Gable Stevenson, de 21 anos, conquistou a medalha de ouro na divisão até 125kg, ao derrotar Geno Petriashvili, da Geórgia, atual tricampeão mundial e bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
No feminino, o Japão manteve a hegemonia no wrestling, com o ouro de Mayu Mukaida, que venceu na decisão a chinesa Qianiyu Pang, na categoria até 53kg. É o terceiro ouro japonês na modalidade.
ESCALADA
Hexacampeã mundial na modalidade feminina, a eslovena Janja Garnbret comprovou a superioridade em relação as adversárias e conquistou o ouro com folga na competição olímpica.
KARATÊ
Neste dia, três atletas se tornaram campeões olímpicos. No kumite masculino até 75kg, vitória do italiano Luigi Busà. Já no feminino, a sérvia Jovana Prekovic venceu na modalidade. No kata masculino, o ouro ficou com o japonês Kiyuna Ryo.
FUTEBOL
Algoz do Brasil nas quartas de final, o Canadá conquistou o ouro olímpico no futebol feminino, ao bater a Suécia, nos pênaltis. A partida terminou empatada em 1 a 1, mas nas penalidades, assim como foi contra o Brasil, as canadenses foram mais competentes e venceram por 3 a 2.
Já no masculino, o México conquistou o bronze na modalidade ao vencer o Japão, por 3 a 1. É a segunda medalha mexicana no futebol, já que conquistou o ouro olímpico, em 2012, em Londres, vencendo o Brasil na decisão.
HÓQUEI DE GRAMA
Para alegria (ou não) dos brasileiros, a Holanda derrotou a Argentina por 3 a 1 e conquistou o ouro na modalidade feminina. O bronze ficou com a Grã-Bretanha. Os hermanos (e as hermanas) seguem sem subir no lugar mais alto do pódio em Tóquio.
PENTATLO MODERNO
Na modalidade que se disputa cinco esportes diferentes (esquima, natação, hipismo, corrida e tiro), a medalha de ouro ficou com Kate French, da Grã-Bretanha, que bateu o recorde olímpico com 1.385 pontos. Laura Asadauskaite, da Lituânia (1.370) e Sarolta Kovacs, da Hungria (1.368), completaram o pódio.
A brasileira Ieda Guimarães terminou na última colocação, com 430 pontos. A atleta sofreu uma queda do cavalo que a impossibilitou de participar da prova conjunta de corrida e tiro.
TÊNIS DE MESA
A China venceu a Alemanha por 3 a 0 e conquistou o ouro na modalidade por equipes, confirmando a supremacia no tênis de mesa, já que foi o único país a subir no lugar mais alto do pódio. Ao todo são cinco medalhas douradas. Na disputa por equipes, o Japão ficou com o bronze ao vencer a Coreia do Sul por 3 a 1.