O ano de 2022 para o Goiás foi marcado por altos e baixos, mas no fim da temporada o clube conseguiu realizar seu principal objetivo do ano: manter-se na Série A para 2023. Ao todo, a equipe esmeraldina realizou 61 jogos, venceu 23, empatou 18 e perdeu 20 partidas.
Para falar do ano de 2022 do Goiás, é necessário voltar para a temporada de 2021. O clube sagrou-se vice campeão da Série B daquele ano, conquistando o acesso para a elite do Brasileirão de 2022.
INÍCIO DE TEMPORADA
Para a nova temporada, o Verdão Goiano optou por começar o ano com Glauber Ramos, técnico interino que conquistou o acesso em 2021.
O Goiás começou 2022 mantendo uma base do elenco que foi destaque da Série B em 2021, Tadeu, Apodi, Diego, Nicolas e Felipe Bastos. A equipe estreou na temporada pelo Campeonato Goiano, dia 26 de janeiro, em um empate por 0 a 0 contra o Grêmio Anapólis. A primeira vitória na temporada foi contra o Jataiense, por 3 a 1, em jogo válido pela 3ª rodada do Goianão.
Depois daquela partida, acontece a estreia de Pedro Raul, o atacante que viria a ser o destaque do Goiás em toda temporada. O centroavante realizou sua primeira partida contra o Morrinhos, na 4ª rodada do estadual.
O Goiás emplacou cinco vitórias seguidas no estadual, vencendo as equipes do Goianésia (2x), Morrinhos, Jataiense e Anápolis.
CHEGADA DE PAULO AUTUORI E BRUNO PIVETTI
No dia 24 de fevereiro, o Goiás anunciou a chegada do experiente Paulo Autuori para assumir a função de coordenador técnico da equipe esmeraldina. Além de Autuori, chegava também o mais novo treinador da equipe: Bruno Pivetti.
A estreia de Bruno Pivetti foi no primeiro jogo do Esmeraldino na Copa do Brasil, contra o Sousa-PB, no empate por 1 a 1, jogo que deu a classificação para a equipe goiana.
Alternando entre Copa do Brasil e Campeonato Goiano, o Goiás eliminou o CRAC nas quartas de final e o Iporá na semi-final pelo estadual, avançando para a decisão do Goianão, contra o Atlético-GO, seu maior rival. Pela Copa do Brasil, venceu a equipe do Criciúma por 1 a 0 em jogo válido pela segunda fase do torneio.
SAÍDA DE AUTUORI E BRUNO PIVETTI E FINAL DO ESTADUAL
Antes do primeiro jogo da final contra o Atlético-GO, o Goiás informa que Paulo Autuori e Bruno Pivetti não faziam mais parte da equipe goiana. Autuori recebeu proposta do Internacional, e o desligamento do treinador Bruno Pivetti se deu em virtude da saída do próprio coordenador Paulo Autuori.
Novamente com Glauber Ramos no comando do time, o Goiás realiza o primeiro jogo da final do estadual fora de casa, e sai derrotado pelo placar de 1 a 0, fazendo duras críticas a Federação Goiana de Futebol por conta da arbitragem da partida.
No jogo de volta, no Estádio Hailé Pinheiro, o Goiás novamente foi derrotado. Dessa vez, por 3 a 1, e ficou com o vice-campeonato do Campeonato Goiano 2022, vendo o seu maior rival se tornar campeão.
ESTREIA NO BRASILEIRÃO E CHEGADA DE JAIR VENTURA
Ainda com Glauber Ramos como treinador, o Goiás estreiou no Brasileirão contra o Coritiba, no Couto Pereira, e foi derrotado por 3 a 0. Após a goleada sofrida contra o Coxa, Glauber Ramos foi desligado do Goiás, dando espaço para a chegada do técnico Jair Ventura, quem viria terminar a temporada do Goiás sob o comando técnico do time.
O treinador não começou bem no comando do Goiás, foram quatro jogos até conseguir a primeira vitória com o clube goiano. Empatou com Palmeiras e Atlético-MG, e perdeu para Avaí e Red Bull Bragantino, este, pela Copa do Brasil.
A reabilitação veio justamente contra o Atlético-GO, no clássico válido pelo Brasileirão. O Goiás venceu o Dragão por 1 a 0, com gol de Élvis.
ELIMINAÇÃO NA COPA DO BRASIL
Na terceira fase da Copa do Brasil, o Goiás enfrentou o Red Bull Bragantino. No primeiro jogo, em Bragança, o Esmeraldino foi derrotado pelo placar de 2 a 1.
No jogo de volta, o Goiás vence a equipe paulista por 1 a 0, leva o jogo para os pênaltis e consegue a classificação nas penalidades.
Já nas Oitavas de Finais, o Goiás enfrentou o Atlético-GO, seu maior rival. Foram mais dois capítulos desse confronto na temporada 2022. No jogo de ida, no Antônio Accioly, um empate sem gols: 0 a 0.
No segundo jogo, a eliminação do Goiás. A equipe esmeraldina foi derrotada por 3 a 0 para o Atlético-GO e deu adeus a Copa do Brasil 2022.
FOCO NO BRASILEIRÃO E ASCENSÃO DE PEDRO RAUL
Após a eliminação na Copa do Brasil, o Goiás volta os seus olhos totalmente para o Brasileirão. O primeiro jogo pós-eliminação foi contra o Juventude, numa partida em empate sem gols.
Pedro Raul, que já vinha se destacando ao longo da temporada, estava vivendo um momento mágico como artilheiro. O atleta esmeraldino marcou em três partidas seguidas no Brasileirão, contra o Fluminense, São Paulo e Coritiba.
SEQUÊNCIA DE INVENCIBILIDADE NO BRASILEIRÃO
No dia 13 de agosto, o Goiás dava início a um período de invencibilidade de seis jogos no Brasileirão, encantando seu torcedor durante os resultados.
A equipe empatou com o Avaí, venceu o Atlético-MG no Mineirão, derrotou o Atlético-GO no clássico, venceu o Santos na Vila, e empata com o Flamengo e Red Bul Bragantino.
A invencibilidade do clube goiano foi quebrada contra o Botafogo, em casa, quando a equipe goiana foi derrotada por 1 a 0.
MORRE HAILÉ PINHEIRO
No dia 7 de setembro, antes da partida contra o Flamengo, uma notícia triste para o futebol goiano. Morre Hailé Pinheiro, maior dirigente da história do Goiás, um dos maiores nomes do futebol goiano e do Brasil. Hailé lutava contra um câncer e morreu aos 86 anos.
JOGO ADIADO CONTRA O CORINTHIANS
Ainda no primeiro turno, houve uma confusão entre as torcidas de Goiás e Corinthians. No jogo de volta, no segundo turno, o STJD havia cancelado o jogo na data original por causa do imbróglio envolvendo as direções de ambos os times.
O Goiás queria realizar a partida apenas com seus torcedores no estádio, mas o presidente do Corinthians, Duílio Monteiro, afirmou que a equipe não entraria em campo sem torcedores corintianos nas arquibancadas do estádio.
Depois disso, a CBF alterou a data da partida entre os clubes. O jogo seria em 15 de outubro, e foi adiado para 29 de outubro.
ESTREIA E ELIMINAÇÃO PRECOCE NA COPA VERDE
Com o time sub-23, o Goiás estreou na Copa Verde contra o Real Noroeste, empata por 2 a 2 e é eliminado de forma precoce nos pênaltis da Copa Verde.
A equipe do Espírito Santo venceu nas penalidades por 5 a 4.
FINAL DO BRASILEIRÃO E CLASSIFICAÇÃO PARA A SUL-AMERICANA
As duas últimas rodadas do Brasileirão para o Goiás foram marcadas por derrotas dolorosas para o torcedor esmeraldino.
No Maracanã, contra o Fluminense, a equipe comandada por Jair Ventura foi derrotada por 3 a 0. Na última rodada, jogando em casa, o Goiás sofreu outra goleada. Desta vez, contra o São Paulo, pelo placar de 4 a 0.
Mesmo com as duas derrotas no fim do Brasileirão, o Goiás conseguiu manter sua meta para 2022. O clube goiano não só conseguiu se manter na Série A, como conquistou a classificação a Sul-Americana de 2023.
SAÍDA DE JAIR VENTURA
Em 13 de novembro, o Goiás anunciou a saída de Jair Ventura do comando técnico da equipe. O treinador e a direção goiana não chegaram a um acordo para a renovação do contrato. Com isso, a equipe esmeraldina terá que buscar outro treinador para a temporada de 2023.
GUTO FERREIRA PARA 2023
Sem perder tempo, o Goiás agiu rápido e anunciou a contratação de Guto Ferreira para a temporada de 2023. O clube esmeraldino anunciou o treinador no dia 9 de dezembro.