Vasco

Retrospectiva: Veja como foi a temporada 2023 do Vasco

Vasco busca melhor sequência no Brasileirão (Foto: Leandro Amorim/Vasco)
Foto: Daniel Ramalho/Vasco

A temporada 2023 não foi aquilo que o torcedor do Vasco esperava. A expectativa era de que, apesar do time estar vindo de uma Serie B, o desempenho com a chegada da SAF e um time reformulado fosse suficiente para não sofrer, e buscar uma classificação para uma competição internacional.

Entretanto o que aconteceu no decorrer do campeonato foi justamente o contrário. Mesmo com o investimento da empresa norte-americana 777 Partners, o Vasco passou mais de um turno inteiro na zona de rebaixamento, sendo boa parte na lanterna.

+ Leia as notícias do Vasco

No primeiro ano completo de gestão da 777 o Vasco não poupou dinheiro na montagem do elenco e mais de R$ 110 milhões foram investidos em contratações de 25 jogadores durante toda a temporada. Mesmo com todo esse dinheiro gasto, o time não se encaixou e além do desempenho ruim no Brasileirão, ainda houve uma eliminação precoce na Copa do Brasil para o ABC.

Com os resultados vexatórios e o péssimo desempenho, a demissão do técnico Maurício Barbieri veio após uma derrota para o Goiás, dentro de São Januário. O resultado trouxe fortes protestos e muita confusão com a torcida vascaína. O episódio rendeu uma punição ao Vasco e a interdição do estádio por 3 meses.

A situação só começou a melhorar com a chegada de Ramón Díaz, treinador argentino que recebeu a árdua missão de fazer o Vasco, que tinha apenas 9 pontos em 17 rodadas, reagir no campeonato. Com uma nova comissão técnica e mais reforços vindos da janela de transferências do meio do ano como Medel, Paulinho, Maicon, Praxedes, Payet e Vegetti o time passou a somar pontos importantes contra adversários diretos.

Sobre a profecia “no va a bajar” de Ramón Díaz, o Vasco teve sua melhor sequência de resultados em setembro, com um empate contra o Bahia em Salvador e três vitória seguidas sobre Fluminense, Coritiba e América Mineiro. O time chegou a ficar invicto por seis rodadas entre outubro e novembro mas acabou sendo derrotado por Corinthians (36ª rodada) e Grêmio (37ª rodada), o que arrastou a definição até a última rodada.

Na última, o Vasco dependia apenas de si, precisando vencer o Bragantino para escapar do rebaixamento. Com muita angústia, emoção e três times disputando a permanência, Serginho fez o gol que salvou o Cruz-maltino de seu quinto rebaixamento, sacramentando a vitória por 2×1 e decretando a queda do Santos.

Para 2024 o time aposta em mais um pacote de contratações e no trabalho de Ramón Díaz que teve seu contrato renovado. Com um trabalho já consolidado, a expectativa é que o time busque maiores objetivos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo